"Movimento em Defesa da Granja Viana" é criado para combater desmatamento em obra da Alphaville.

Aconteceu nessa quarta-feira(9), a segunda reunião de moradores e entidades ambientalistas, focada no desmatamento que vem acontecendo na Av. São Camilo, no empreendimento denominado Alphaville Granja Viana. A reunião aconteceu na Fábrica de Pizzas, e dessa vez o número de participantes aumentou. Cerca de 90 pessoas estiveram presentes numa reunião objetiva e positiva. Nela foi criado o Movimento de Defesa da Granja Viana.

A reunião fez parte de uma organização da sociedade local para colher informações e definir os passos de ação. O principal objetivo do Movimento é embargar o empreendimento da construtora Alphaville. Está entrando hoje(10) no Fórum de Carapicuíba, uma ação civil pública nesse sentido e estão sendo agendadas manifestações para chamar a atenção da mídia para o problema.

Segundo Bocuhy, a ação judicial pede o embargo da obra e a reparação do dano ambiental.

"Ela questiona também a licença pelo Graprohab que no nosso ponto de vista, nem um EIA/RIMA seria aceitável nesse caso, devido a qualidade ambiental da área, principalmente no que se refere ao abrigo de fauna com espécies ameaçadas", disse.

Paralelamente, está sendo passado na Granja um abaixo assinado pedindo a imediata suspensão da obra. Na reunião, ele foi assinado por diversos moradores que relataram casos de animais invadindo suas casas e fugindo das motoserras, além do deslizamento de terra em suas propriedades.


Carlos Bocuhy, do PROAM , abriu a reunião explicando sobre a entidade, e destacando numa apresentação em datashow, a desinstabilidade que vem sofrendo o planeta por conta do desmatamento. "Vivemos um tempo econômico, um tempo voraz, em que as pessoas teimam em retirar o máximo da terra", disse. "Não podemos ficar à mercê da especulação imobiliária. Devemos atentar para a sustentabilidade real que é a garantia de equilíbrio que vamos deixar para as gerações futuras", enfatizou.

Bocuhy explicou sobre as ilhas de calor, falando da impermeabilização e das ocupações, citando um estudo da USP. Em seguida mostrou fotos do terreno da Alphaville, e falou sobre a licença ambiental "questionável". Citou que houve, entre outras irregularidades. a retirada de terra de um "topo de morro", que segundo ele, tira toda a estabilidade da encosta e coloca em risco o leito da rua.

"Se uma empresa se diz ambientalmente responsável, não foi isso que aconteceu aqui. Esse marketing verde tem que acabar. Daqui há pouco não saberemos mais o que podemos ou não consumir", disse. Ele mostrou como era o terreno antes e como está agora.

O que mais choca a população é o descaso das autoridades em relação à destruição que vem se consumando no local. "A Polícia Ambiental se limita a dizer que eles tem autorização, mas não vem nem checar se estão cumprindo essa autorização na íntegra", disse um morador.

Os moradores querem saber os nomes das pessoas envolvidas no processo de licenciamento, tanto da Prefeitura de Carapicuíba, como da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e do DEPRN (Departamento Estadual de Proteção aos Recursos Naturais). "Precisamos conhecer e execrar publicamente todos que autorizaram ou apoiaram esse empreendimento", disse um morador da região.

Segundo reportagem na Folha de SP dessa semana, a Alphaville já devastou uma área de 200 mil metros quadrados. Centenas de árvores foram derrubadas, causando um dano ecológico irreparável, onde a fauna local não foi respeitada, inclusive com o conhecimento de que a área possue pelo menos quatro espécies de animais em extinção.

NEM NO FERIADO

Nem no 7 de setembro, feriado nacional, as máquinas deram sossego à vizinhança. Um morador contou que eram 07:30 da manhã quando ligou 190 para pedir apoio da polícia. "A atendente me informou que eu já era a quarta pessoa a ligar lá", disse. "Ela disse que não tinha poder de polícia para ir lá, mas depois de muita insistência, disse que iria enviar uma viatura. Liguei para a Polícia Ambiental, que se limitou a dizer que eles tinham autorização", reclamou.

Segundo Bocuhy, a polícia ambiental tem que vir sim, ver a denúncia, que pode ser agravada com outras denúncias.

O empreendimento possui uma área de 675 mil m2 e abrigará 304 lotes residenciais e 29 comerciais. Cada terreno, de 590 m2, foi vendido por cerca de R$ 200 mil reais, numa área de Mata Atlântica.

Várias ONG´s estiveram presentes, entre elas a Sociedade Ambiental do Embú, o Movimento Granja Viva, a SOS Mananciais do Rio Cotia e representantes do Rotary de vários locais. O vereador Zeca Pamplona, de Cotia, e a assessora do Deputado Federal Fernando Chucre também estiveram na reunião.

A reunião durou cerca de 3 horas e nela já foram definidos os próximos passos. As comissões montadas estarão trabalhando a semana toda e trarão os resultados para a próxima reunião de quarta-feira, no mesmo local.

CONTATO

Carlos Bocuhy informou agora à tarde ao Viva Cotia, que foi procurado nessa quinta-feira pós reunião, pelo diretor da Alphaville, Sr, Marcelo Willer. "Ele quer marcar uma reunião entre o Movimento, a Secretaria Estadual, o DEPRN e a Alphaville, para discutir a questão", disse Bocuhy. "Essa reunião deveria ter sido marcada há muito tempo, e não agora", finalizou.

BLOG DO MOVIMENTO

Paralelamente, foi criado um blog do Movimento em Defesa da Granja Viana. Acesse, conheça de perto a questão, e participe dando sua opinião:

www.granjaviana.blogspot.com

Fau Barbosa

Fonte: Portal Viva Cotia

Comentários

Patricia d'Utra disse…
Oi Carlos e Fau,
Estive hoje lá olhando a desgraça novamente e, conversando com o funcionário que fica na portaria, ele me informou que a Rede Globo, Record e outras, já estiveram no local para fazer reportagem,mas não permitiram a entrada das equipes. Ele disse que hoje pela manhã, a polícia esteve lá, entrou e olhou tudo e as licenças também. Não sei se vcs já estavam a par disto. Ele ainda acrescentou "pra que mato? Aqui é cidade, vim para cá para trabalhar". Em uma sociedade com este grau de ignorância, fica quase impossível ter qualquer esperança. Somos poucos diante de tanto absurdo, mas ainda bem que está ocorrendo esta mobilização.
Abs,
Patricia
Anônimo disse…
Srs.
Muito me admira a criação deste blog, contra a Alphaville, já que a senhora Fau é ligadíssima ao Sr. Secretário do Meio Ambiente de Cotia e é a favor da Alphaville da Granja Carolina.
A mesma senhora é também a favor da destruição da represa do Morro Grande, para que seja transformada em atrativo turí$tico.
Ora minha filha...tome temto nessa cara!
Unknown disse…
Boa tarde!

Estou, no mínimo, revoltada com a resposta dada aos moradores pelas polícias civil e ambiental!!!

Como assim "eles têm licença"??? E ainda: "Não temos efetivo policial para mandar até o local"???

Simplesmente REPUGNANTE!!!!

Concordo plenamente com o movimento e se precisarem de mais um membro, estou à inteira disposição.Faz-se extremamente necessária a demonstração clara e evidente de quem deu tal licença e se esta preenche todos os requisitos legais. E mesmo que as preencha, se os moradores se sentirem violados em seus direitos, é nosso DEVER, reclamar sim!

E uma questão: o que adiantará a duplicação da Av. São camilo na extensão do condomínio? TODOS os carros vão ter de sair pela Raposo ou por Carapicuíba, e pelo que me lembro, a avenida não pode ser duplicada em toda a sua extensão, havendo um funil insuportável, cheio de trânsito, ruído e puluição!!! CHEGA!!!!

Ah, e Sr. Anônimo, caso não conheça a Carta Magna de seu país, lá vai uma dica:

Art. 5, inciso IV - "é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato"

Um bom fim de semana a todos,

Maisa Barros
Fau Barbosa disse…
Bom dia Anônimo...
Muito me admira ouvir esses absurdos, ainda mais vindos de uma pessoa que nem assina o que escreve...

Sempre deixei clara minha posição com relação à Granja Carolina, e jamais concordei com o empreendimento lá e disse isso pessoalmente a sra Denise Nóbrega, da Alphaville, quando a entrevistei, além de ter discutido isso com eles em 2007 quando apresentaram o projeto ao Conselho de Meio Ambiente.
9Você pode também ler minha entrevista dada ao jornal visão oeste de 11 de fevereiro de 2009, onde me manifesto contra).
A represa do Morro Grande é um bem inestimável para o Municipio, e não se de onde vc tirou esses delírios...
Conheço sim o Dr. Laércio, e o que ele defende não é necessariamente o mesmo que eu, tanto que na audiência pública da Granja Carolina questionei seu apoio ao empreendimento.
No mais, não acho que deva ficar dando informações para quem não mostra a cara.
Estou tranquila...e vamos em frente!
Tenha um bom dia!

Fau Barbosa
(eu assino o que escrevo)

Em tempo:
Esse Blog não é contra a Alphaville. É em defesa da natureza e do Meio Ambiente na Granja Viana, em defesa da qualidade de vida da região.
A Alphaville é apenas "a bola da vez". E não será a única.

Aproveite para exercitar a leitura e leia meu blog pessoal, vc vai ter lá muitas informações a respeito da minha luta pelo meio ambiente. Isso vai ajudá-lo(A). E da próxima vez, antes de falar de mim, tenha argumentos.

Fau
Ricardo Soares disse…
Patrícia ...somos poucos diante de tanto absurdo mas podemos ser mais se sua indignação também transformar-se em ação...estaremos reunidos de novo na quarta- feira às 20 hs na Fábrica de Pizzas. Eles podem impedir qualquer equipe de entrar no loteamento mas não de se fazer imagens a partir da avenida São Camilo. Vamos continuar mostrando a barbaridade...

Ao anônimo que usou argumentos toscos para detonar minha colega de blog tenho a dizer que Fau Barbosa foi até elegante em manter o comentário (havia um outro de tom jocoso, boçal)de quem não tem coragem de mostrar a cara como ela bem diz. Estamos lutando pela preservação de qualidade de vida no nosso canto, e isso quer dizer respeito ao meio ambiente. Viemos para cá para ficar perto do verde e não para vê-lo sendo destruído por pessoas inescrupulosas

Maisa... seu protesto é muito bem vindo e vc será igualmente bem vinda para estar conosco na próxima quarta- feira às 20 hs na Oficina de Pizzas...espalhe por aí o endereço desse blog e consiga mais gente pra brigar pelo nosso canto....

Por fim um recado a Fau...solidário com vc em relação ao deselegante anônimo e com uma ressalva. O blog e o movimento em si podem não ser contra Alphaville já que , como vc diz,estamos em defesa da natureza e do Meio Ambiente na Granja Viana, em defesa da qualidade de vida da região. No entanto eu pessoalmente sou contra Alphaville sim pq eles representam tudo aquilo em que não acredito em termos de espaço público e urbanização. Se eu quisesse te-los como vizinhos teria ido para as margens da Castelo Branco. Nunca imaginei que ao vir pra a Granja Viana teria esses iglus de novos ricos encravados por aqui. Isso é american way of life e eu estou fora desse conceito.Se eles são fato consumado que ao menos respeitem os que chegaram antes. Mas por mim não são bem vindos não. Começaram pessimamente mal se inserindo na região desse jeito agressivo e desrespeitoso.
Fau Barbosa disse…
À vocês todos, uma síntese do que eu penso:

"JUNTOS, VAMOS MAIS LONGE"!

bjs
Dani Monaco disse…
Ricardo, simplesmente adoro seus textos!
Estamos juntos nessa (fui nas duas reuniões, irei em todas as outras...).

Beijos,
Dani.
Unknown disse…
Senhora Fau
Só para esclarecê-la:
1- O Laércio não é doutor. Nunca fez doutorado.
2- Ele pretende implantar turismo ecológico na represa do Morro Grande.(ABSURDO)
3- Lembre-se que vcs lutam pela Granja Viana e não por Cotia, a Granja é apenas uma bairro de Cotia.
4- Percebe-se o seu interesse polícito atrás da sua participação nesse movimento.
5- Nas próximas eleições será candidata a que?
Se quer mesmo trabalhar pelo meio ambiente cotiano, tire essa idéia tosca da cabeça do Laércio de implantar turi$mo à beira de uma represa que abastece Cotia e parte de São Paulo.
Se o Laércio não sabe, a represa é o bem maior desta cidade. É o que ele quer destruir, para mostrar o seu poder egóico!
NOJO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Fau Barbosa disse…
Senhora ou senhor Crys...
Bem se ve que vc não sabe de muita coisa...
O Laércio é SIM DOUTOR...ele é médico oftalmologista, viu?

Quanto a eu ter interesses políticos, mais uma vez vc viajou na maionese...
Se tivesse interesses políticos, estaria trabalhando na Prefeitura, pois como saí candidata a vereadora pelo partido do prefeito eleito, isso seria uma coisa normal, o que não acontece por que simplesmente não é esse o meu objetivo. Nunca gostei de política, saí candidata a vereadora nas ultimas eleições pra tentar melhorar o cenário da Granja Viana. Mas por conta da OMISSÃO de pessoas que usam esse lugar como cidade dormitório e não transferem nem seus títulos para cá, tive poucos votos, porém votos limpos, dentro de uma campanha limpa que nem foi para a rua (pois briguei muito para que implantassem a cidade limpa aqui e nao ia contra o que acredito). Viu como vc não sabe de muita coisa?Aliás, seu título está na cidade? e seu IPVA?

Com relação a implantar turismo ecológico na Repressa do Morro Grande, gostaria de convidá-lo a conhecer o local, que está sendo invadido aos poucos...e também conhecer o Horto Florestal de Campos de Jordão. Assim vc poderá se esclarecer melhor a respeito do que acha que é absurdo, quando na realidade é uma maneira correta de se preservar oq está a mercê da destruição pela invasão do bicho homem.

Quanto ao nosso Movimento, ele começa na Granja hoje, e vai servir de exemplo para que moradores como você, saiam do anonimato e comecem a se mexer em prol do Meio Ambiente.
Ficar criticando com certeza é mais facil e cômodo, quero ver vc arregaçar as mangas e ir pra rua brigar pelo seu cantinho.

Bom final de semana, e te espero na reuniao de 4a feira! Quem sabe se "misturando" com gente que faz esse tipo de trabalho voluntário pelas coisas em que acredita, você passe a ver o mundo de outra forma, e ao invés de criticar, passe a agir!

Fau Barbosa
Unknown disse…
Sra. Fau
O Laércio é oftamologista e isso não significa que seja doutor.
Para acrescentar mais cultura à sua vida parca, informo-lhe que só pode ser chamado de DOUTOR a pessoa que fez DOUTORADO!!!
Entendeu???? Ou tenho que desenhar???
Ricardo Soares disse…
Crys... tudo em vc é dúbio, até sua identidade... aconselho que existem outros tantos foruns internéticos onde vc pode destilar os seus rancores na boa.Aqui ninguém tá fazendo proselitismo político e nem é candidato a nada. É um blog em defesa da qualidade de vida da Granja Viana, apenas...defesa em relação a tantas posturas mal educadas que existem na vida moderna. De destruidores contumazes como os "executivos" da Alphaville àqueles que em falta de fazer coisa melhor ficam fustigando quem está com boas intenções...
Fau Barbosa disse…
Deixa ele(a),Ricardo..Ele tem um problema pessoal com o "DR". Laércio, e devia resolver isso com ele. Não fico especulando a vida dos outros para saber se fizeram doutorado ou não...Tenho mais o que fazer...e não vou mais perder meu tempo respondendo a quem não agrega nada, nem mesmo em sua própria vida. Estou cansada de gente assim.
E vamos trabalhar! Isso sim faz bem!
Unknown disse…
Sr. Ricardo Soares
Suas palavras:
"...É um blog em defesa da qualidade de vida da Granja Viana..."
Isso que eu chamo de bairrismo!
Ricardo Soares disse…
Crys...não é bairrismo não ! é granjismo! bom domingo e seja feliz
Unknown disse…
Oi Ricardo
Entendí...todos criam galinhas....huashuashus.


No topo do blog, a foto daquele córrego fétido e imundo, que tem no centrinho da granja cocórico...huashuahus.

Ah! lembrei:
O teu carro tem placa de Cotia?
hahahahaha..........claro que não!
Ricardo Soares disse…
Cacareja minha filha, cacareja...o pior de tudo é que nem senso de humor bom astral vc tem...é patética ! que espírito mais destrutivo né ? na verdade eu tento me divertir com gente minuscula como vc mas dá uma peninha né?? pena com Granja combina né??
Boa semana pra vc... e a partir de agora divirta-s deixando os comentários que vc quiser. Não vou me dar ao trabalho de responder...bye
Unknown disse…
Olá queridos,

Acredito mesmo que devamos criar um "Movimento em Defesa da Granja Viana", porém para que este Movimento prospere precisamos, antes de tudo, criar e atuar num "Movimento em prol da vida, do Brasil e do Planeta como um todo" através de uma reflexão sobre nossas ações e como tudo a nossa volta funciona.
A meu ver, guerra atrai guerra e a verdadeira transformação vem de bons exemplos, pois quando apontamos o dedo a alguém julgando os outros quatro dedos estão apontados para nós.
Um grande Mestre "Jesus" já dizia: Quem nunca cometeu pecado que atire a primeira pedra. Agindo desta maneira não se irá a lugar algum...outro grande Mestre "Gandhi" também dizia: Somos a mudança que queremos ver do mundo".
Respirando fundo, penso que só podemos julgar os atos da Alphaville Urbanismo e de qualquer outra empresa/pessoa quanto estivermos realmente e verdadeiramente comprometidos com o Planeta e com a vida.
Pensando assim peço a seguinte reflexão:
- As estradas por onde nossos carros passam desmatam florestas e cortam montanhas de rochas ao meio?
- O Dióxido de Carbono de nossos carros jogam no ar gases químicos e contribuem com a poluição?
- Nosso alto consumo gera uma montanha de lixo nos lixões contaminando os mananciais e lençóis freáticos?
- A quantidade de embalagens produzidas e utilizadas para nosso "bem estar" transforma os rios em rios de plástico e criam verdadeiras ilhas de plástico nos oceanos, sendo responsável pela morte e mutação de muitos animais marítimos?
- A energia que abastece nossas casas, vinda de hidroelétricas alteram o curso dos rios?
- O combustível que utilizamos vem do petróleo que perfura os oceanos?
- A agricultura que nos abastece utiliza uma grande gama de fertilizantes e agrotóxicos?
- Nosso esgoto é totalmente tratado e não polui os rios?
Eu ficaria aqui por horas listando uma infinidade de coisas, mas gostaria que alguém me dissesse que não comete nenhum destes “pecados”. Se alguém é verdadeiramente ecológico? Que realmente consegue viver na pureza sem prejudicar o ambiente, os animais que nele vivem e o Planeta.
Incorporações somente constroem casas em grandes condomínios, ou estradas para nossos carros porque queremos usufruir de “conforto”.
Todos os moradores da Granja que estão chocados, por acaso moram em ocas? Não desmataram sequer uma árvore para construir suas casas?
Se alguém aqui realmente nunca cometeu pecado que atire a primeira pedra...
Ricardo Soares disse…
Paula, com todo respeito à sua opinião, mas é impressionante como argumentos como o seu proliferam por aí. Tanto nesse blog como no meu blog particular eles foram deixados como se não devessemos lutar contra Alphaville e nem contra nenhuma iniciativa igual porque o mundo já está todo estragado mesmo, e também poluimos, e também andamos de carro, etc, etc, etc... me perdoe mas se ninguém começa uma reação nada muda. Esse seu tipo de argumento parece ser medida certa para justificar uma letargia que considero inaceitável. Porque não podemos ser verdadeiramente ecológicos devemos então ficar vendo a banda passar ? Tenha paciência Paula...isso para mim é apenas justificativa para a imobilidade. Raciocinio do tipo : "ahhhh São Paulo está imunda" não faz diferença eu jogar uma latinha a mais pela janela do meu carro... faz diferença sim! respeitosamente
Fau Barbosa disse…
É por causa desse pensamento pequenininho que o mundo tá desse jeito...
Fico com pena das crianças do futuro, que vão nascer educadas assim..."já tava assim quando eu cheguei, deixa como está".

:(

Temos que começar a mudar isso...temos que criar o hábito de não se acostumar com as coisas...

Paula...demorou, mas está sendo feito! junte-se a nós nessa luta, deixemos os questionamentos do passado pra trás, e enfrentemos o que ameaça o nosso futuro...Só assim teremos a certeza de não termos sido omissos!
bjs
Unknown disse…
Bom dia a todos,
Tudo que esta sendo discutindo parece estar defendendo questões de interesses individuais e sem respostas ou cartas de defesa do outro lado, mas acredito que neste blog também deveria conter repasses da Alphaville, pois ai sim poderíam justificar tamanha discussão que parece virar insultos devido a mudanças de ponto de vista e até mesmo evitar a baixaria que já esta se iniciando...
Tenho convicção que que ambos os lados obtém seus pontos positivos e negativos, por isso não se justifica apunhalar ninguém pelas costas.
Sou a favor do justo, mas minha escolha não será ficar cego e nem surdo diante dos meus valores, princípios e nem deveres como cidadão.
Obrigado!
Ricardo Soares disse…
Sandro...eu não sei onde você leu aqui baixaria. Apenas adotamos a posição de indignação total diante da postura de soberba e arrogância da Alphaville que chegou predando, desmatando e não ouviu ninguém como se o direito de propriedade deles lhes desse o direito de violar leis. Não estamos defendendo direitos individuais e sim coletivos e você , quando não se identifica além de Sandro, pode nos levantar inclusive a suspeita de que seja alguém entrando no blog para fazer o tal trabalho de defesa para a Alphaville. Esse não é um blog jornalístico meu caro. É o blog de um movimento de pessoas indignadas. Alphaville não ouviu ninguém para cometer as barbaridades dela. Nos deveríamos ouvi-los agora para entender porque destroem com tanta sede ?
Fau Barbosa disse…
Oi Paula, bom dia, mesmo vc tendo excluido o comentário, eu o recebi no meu email, e convido vc a ler o último post que escrevi, onde pergunto: "oq vcs acham de de marcar essa conversa? (independente do que está sendo feito a respeito do desmatamento)".

Hoje as 17 estarei na Alphaville, fui convocada para uma coletiva de imprensa. Depois posto para vcs.
bjs
Unknown disse…
Sou Sandro Mathias Jr, não tenho nenhum problema em me expor, infelizmente não sou conhecido como você, mas tenho a convicção de que existe um meio mais adequado de resolver tudo isso. E informações sobre a verdadeira posição da Alphaville seria justo.
Atenciosamente.
Ricardo Soares disse…
Obrigado por se identificar melhor Sandro. É que em todo blog onde os comentários são abertos os anônimos as vezes deixam impressões dúbias.Obrigado por sua participação. A Alphaville tem sim o direito de dar a versão dela.Não o fez aqui porque náo quis. Prefere colocar assessores infiltrados nas nossas reuniões.Faz parte. No mais, pelo menos aqui na Granja, eles não quiseram ouvir ninguém. Arrogância de incorporador gigante.Destruiiram e fizeram o que quiseram. Até agora... atenciosamente
Fau Barbosa disse…
oi Sandro, na reunião de hoje, com a imprensa, eles terão mais uma oportunidade de se explicar. A mídia toda da Granja estará lá, e temos muitas perguntas...

Depois posiciono vocês.

Em tempo: não sou "tão" conhecida, apenas sou atuante na comunidade em que vivo, tentando preservar as coisas que mais amo: natureza e qualidade de vida!

abraços.
Unknown disse…
Meu Deus....porque vocês não decidem logo parar de ficar respondendo o que acham que não precisa ser respondido e vão trabalhar em prol da Causa de vocês...Estava lendo os posts achando que iria ter mais informações ainda e vejo só um bate boca e um querendo ser mais certo do que o outro...
Sugiro que convidem a Alphaville a participar deste blog. Seria bem mais interessante termos todas as partes aqui se explicando para nós, os moradores do local,pudéssemos nos posicionar.
A propósito, gostaria muito de saber os reais interesses dos blogueiros e da Alphaville.

Obrigada.

Claudia Cardoso
Ricardo Soares disse…
Claudia: o seu real interesse em vir até aqui desmerecer o trabalho alheio já ficou claro. Quanto ao nosso é apenas batalhar por um lugar decente para se viver. Quanto a responder a quem nos escreve é apenas educação. Perdemos tempo com prazer em responder até a quem não tem nada a dizer como você.
reginatcoh disse…
O espírito do Alphahorror transparece nos comentários ignorantes destas pessoas que tentam justificar a barbárie cometida por este empreendimento.
Tais pessoas (????) não sabem o que significa Mata Atlântica? Não sabem que quase a totalidade dos autênticos granjeiros não desmatou sua propriedade, pois as antigas regiões faziam parte da área já urbanizada da Fazenda dos Vianna? Se houve derrubada de árvore foram eucaliptos e pinheiros, autorizadas pelo IBAMA por não serem vegetação natural da região.
Por favor, interem-se do assunto antes de falar tanta bobagem. Ao que tudo indica vocês devem ter adquirido terrenos do Alphahorror - pois bem: dou-lhes um conselho - vão morar em um apartamento bem no meio de São Paulo, vocês são bichos da selva-de-pedra!!!!
Parem de fazer papel ridículo tentando usar argumentos insípidos e infantis: não queremos vocês como vizinhos.

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

MDGV NÃO VAI A REUNIÃO COM XICO GRAZIANO