Alphaville convoca coletiva de imprensa e pede desculpas por erros na obra

QUA, 16 DE SETEMBRO DE 2009 18:35


Na tarde dessa terça-feira, a imprensa da Granja Viana foi convocada para participar de uma coletiva, na sede da Alphaville Urbanismo.
O objetivo da convocação, foi se retratar perante a comunidade granjeira por causa dos últimos acontecimentos envolvendo o desmatamento da área onde será construído o novo empreendimento, entitulado Alphaville Granja Viana.

Estiveram presentes os representantes das mídias: Site da Granja, Portal Viva Cotia, Jornal Daqui, Jornal Mais Conteúdo e Cotiatododia.

Agendada pelo sub prefeito da Granja, Luis Gustavo Napolitano, a coletiva teve inicio as 17 horas e seguiu até por volta das 20 hs. Luis Gustavo abriu a reunião falando "do monte de coisas erradas" feitas pelo empreendedor, que estava ali para se "redimir". "Eu vou aceitar as suas desculpas", disse o sub prefeito. "E ver agora o que é bom para a Granja", enfatizou. O vereador da Granja Viana, Zeca Pamplona também esteve na coletiva.

Ele apresentou o presidente da Alphaville, João Audi, e os diretores Marcelo Willer e Denise Nóbrega à imprensa presente e falou dos problemas na implantação do projeto, e sobre a reunião convocada no dia anterior com os moradores do Parque Silvino Pereira e da rua Cascavel. "O empreendedor está aqui para dialogar".

O presidente da empresa, João Audi, deu as boas vindas à todos falando sobre os 36 anos em que a empresa trabalha em diferentes condições e diferentes ambientes. "É bom poder trazer a imprensa aqui para entender o que está afetando todo mundo", disse.


Foram apresentados ao grupo os seguintes profissionais da Alphaville: Giovana - gerente de meio ambiente, Álvaro - consultor ambiental, Monica - diretora de sustentabilidade e Andreia - gerente de marketing.


Marcelo Willer iniciou uma apresentação dizendo: "Somos muito transparentes e devemos uma satisfação à comunidade da Granja, por conta de alguns erros que foram cometidos. Hoje, temos 16 EIA/RIMA (estudo e relatório de impacto ambiental) em andamento, e por conta disso aprendemos a conversar muito com as comunidades. Vocês vão me perguntar por que não fizemos isso na Granja...Como era um licenciamento simples, fizemos diversas reuniões em Carapicuíba, onde está o empreendimento. E erramos ao não fazer isso na parte de Cotia", disse. "Se temos um licenciamento correto, não teríamos por que não conversar", falou.

Marcelo explicou como a empresa cresceu muito e dessa forma não é ela que faz todas as obras. Assim, foi contratada uma empresa com valor fechado, e a Alphaville não fez uma fiscalização rigorosa nessa obra. "Por conta disso, a obra agrediu a vizinhança, a paisagem e não é essa a nossa forma de trabalhar", frisou. "Tudo poderia ter sido feito de uma forma mais tranquila. Reconhecemos que chegamos na casa dos outros de uma forma barulhenta, e isso gerou todo esse mal estar", relatou.


O EMPREENDIMENTO

Marcelo deixou claro que é importante diferenciar os modelos dos Alphavilles que começaram em Santana do Parnaíba dos que estão sendo feitos hoje. No Alphaville Granja Viana, foram comercializados 304 lotes, e segundo Marcelo, a ocupação final será de no máximo 1500 pessoas. Ele comparou com o modelo Alphaville de Barueri, que teve grande ocupação, grande densidade e verticalização, o que não é o padrão da Granja Viana. O pequeno comércio que será implantado no local é para a vizinhança, pensando nos moradores que não precisarão se deslocar até a Raposo", disse.


OCUPAÇÃO

Outra justificativa da empresa é a área ocupada de 675 mil m2, que segundo eles é o maior vazio urbano de Carapicuíba. Marcelo apresentou uma foto de 2007, quando foram iniciados os trabalhos, que mostra a área totalmente degradada. E fez a comparação com o empreendimento já implantado dentro dela. "Da vegetação existente, 70% da área suprimida era de mata em estágio inicial com árvores pioneiras. A área de preservação será de 48% do terreno. Vamos recuperar os taludes e fazer ainda um plantio de 160mil m2 nos espaços vazios, e mais 160mil m2 fora do empreendimento, em fundos de vales fazendo corredores de fauna, determinados pela Secretaria de Meio Ambiente Estadual e parceria das prefeituras municipais.

LICENCIAMENTO

A empresa explicou a aprovação ambiental. Mesmo não sendo necessário um EIA/RIMA, foi produzido um relatório (RAP).
Marcelo disse que foi feito um estudo das espécies de fauna que estariam em extinção. "Foi um trabalho de campo, durante 3 dias, diferente do que foi dito na internet", disse. "Estamos muito seguros, nunca tivemos um problema de embargo de obra. Fomos acionados e temos certeza de que isso não vai vingar. O MP já tinha visto o projeto e as autorizações", falou.

Coincidentemente, em seguida, o presidente da Alphaville, João Audi recebeu um telefonema informando o indeferimento da liminar que pedia o embargo da obra. (Leia matéria do Viva Cotia) .

FOTO DO TERRENO EM 2007, QUANDO FOI INICIADO O PROJETO(Fonte: Alphaville)

FOTO DO EMPREENDIMENTO IMPLANTADO (Fonte: Alphaville)
PARQUE PÚBLICO

Uma apresentação mostrou o parque que será feito para uso do entorno, voltado para fora do condomínio. A área já foi doada à Prefeitura de Carapicuíba, e será entregue com um plano de manejo já desenvolvido. Isso beneficia os moradores da comunidade. "Essa vai ser a 2ª maior área verde do município", disse Marcelo Willer. A diretora de sustentabilidade, Monica Picavêa, falou sobre a área, que tinha notícias de incêndios, armadilhas de caça, etc. "A área pública sofrerá um plano de manejo, com atuação posterior da polícia florestal e um estudo de meio ambiente", disse.

Ela citou que ainda será feito um trabalho de educação ambiental, a exemplo de outros Alphavilles, que contém inclusive trilhas com identificação dos animais. "Para cada 1,00m suprimido no terreno, será plantado 1,80m de vegetação de qualidade. Serão 250m2 de área verde por habitante, ou seja, 20 vezes o exigido pela legislação estadual, disse Marcelo. Ele disse ainda que a obra começou de fora para dentro possibilitando a movimentação da fauna para as áreas internas preservadas.

FAUNA

Um estudo foi feito por especialistas com larga experiência na região. A gerente de meio ambiente, Giovana, destacou que foi feito um levantamento de fauna com a busca de todos os animais. "Os animais que foram citados pela mídia como estando em extinção, eram animais do entorno que há muito tempo não são mais avistados. O "Calitrix" estava na lista de 98, em 2008 não estava mais", disse ela.

Marcelo afirmou que desde o último final de semana, por conta dos relatos de moradores e do próprio movimento, falando sobre fauna em extinção, uma equipe está no local conversando com os moradores, para saber onde está tendo a incidênia ou não desses animais. Foram instalados sensores em câmeras fotográficas com infra vermelho para a noite para ver se há a fauna ali.O estudo será demorado e deve se extender por 15 dias.

Álvaro Garcia, consultor ambiental disse que na elaboração do Estudo de Fauna, foi dada ênfase nas áreas que sofreram o desmatamento. "É importante destacar isso, o estudo para o licenciamento foi focado nessas áreas", disse.

TRÂNSITO

Marcelo explicou sobre as obras de infra-estruturas que vão beneficiar o entorno.
A Alphaville já contratou uma empresa conceituada para realizar um estudo de trânsito no local. A TTC Engenharia de Tráfego e Transportes Ltda iniciou o estudo há 30 dias,e agora só depende dos dados que serão fornecidos pela Prefeitura de Cotia. O estudo deve estar pronto no final de 60 dias. "Este foi o motivo pelo qual o prefeito de Cotia nos chamou", disse Marcelo. "Apesar da baixa densidade (presume-se dois carros por residência, oque dá 608 veículos a mais na região), e da maioria dos compradores do empreendimento serem moradores da Granja Viana, a empresa contratada já fez várias medições. Quem está dirigindo os trabalhos é o Zé Lopes (urbanismo de Cotia),e é um trabalho de fôlego que vai gerar muitos projetos de obras", disse.

ESGOTO

Vários problemas foram apontados, como infra estrutura de água e de esgoto. Denise Nóbrega explicou sobre a rede de esgotos e sobre a vistoria da SABESP, que é feita na entrega do empreendimento e que se não estiver tudo certo a SABESP não recebe a obra.

FUNDAÇÃO ALPHAVILLE

Foi falado também sobre o trabalho da Fundação Alphaville, e foi citado o trabalho que vem sendo feito em Cotia há 3 anos. "As escolas ecológicas" trabalham com os professores que se unem para montar projetos e a Alphaville ajuda. "Os resultados são muito interessantes, contou Monica. Foram citados ainda os projetos Labomar, feito com as marisqueiras de Fortaleza e o projeto de coleta seletiva feito pelo centro de Educação para a Sustentabilidade, em Santana de Parnaíba, onde as crianças aprendem sobre ecologia, biodiogestores, etc.

CONCLUSÃO

Marcelo Willer finalizou a coletiva dizendo: "Entramos na Granja com falha, e isso precisa ser reparado. Geramos ruídos, assustamos a vizinhança. Sabemos do Movimento criado e queremos conversar. Temos um projeto bom para o meio ambiente, vamos criar a maior área verde da região, com uma mata monitorada para não ficar abandonada. Mas a primeira coisa a fazer é recuperar o canal de comunicação. A segunda coisa é relocar a compensação dos 160mil m2. Estou muito seguro que nosso projeto vai trazer benefícios para a região. Não temos idéia de replantar nem de recompor o projeto. A própria manifestação da justiça não acatando a liminar hoje, mostra porque estamos tranquilos", disse.

No final da reunião, o sub-prefeito Luis Gustavo disse que há muitos aspectos bons. "O Impla teve assaltos muito violentos através desse terreno. O Silvino Pereira idem, pelo fato de ser um terreno exposto. Imagino que a Alphaville não sabia das coisas que incomodam os granjeiros. Agora já sabem e estão sendo parceiros se desculpando. Temos que ver agora os benefícios que a gente vai ter.

O vereador da Granja, Zeca Pamplona, falou primeiro como morador: "Foi uma surpresa para mim conhecer tudo isso que vocês mostraram", disse. Depois falou como vereador: "O impacto é todo em Cotia. Gostaria que vocês analisassem a possibilidade de fazer um estudo de implantação do projeto de sustentabilidade implantado em Santana do Parnaíba, para implantar aqui no nosso Parque Teresa Maia", disse.

Marcelo Willer encerrou a reunião: "Começamos e terminamos pelo mesmo tema, queremos nos desculpar pelos erros. E obrigada por terem vindo", concluiu.

Fau Barbosa

Fonte: Portal Viva Cotia

Comentários

reginatcoh disse…
Nada esclarecedor.... estão nos tomando como ignorantes e incultos?
Após tal palhaçada fica mais urgente tomarmos providências para conter estes "falso ambientalistas e moralistas". Uma empresa deste porte não sabia do impacto que tal empreendimento causaria à população de seu entorno? Pq trabalharam tanto nos fins-de-semana e feriado?
A quem acreditou neas desculpas e ficou surpreso por uma apresentação de datashow, meus lamentos, saiba que isto faz parte do marketing e é assim que funciona a ciranda do comércio.
Os únicos a ganhar serão eles - o Parque Teresa Maia precisa de que? está às moscas, não vejo NINGUÉM usufruir deste espaço que, no momento está cheio de mato. A subprefeitura quer o quê desta incorporadora?
Serão aceitoas trocas de favores?
CHEGA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Wagner Martos disse…
Estou vendo numa foto o tal Pamplona, vereador que não foi eleito, ficou na suplência, mas que está na Câmara....
O estará fazendo um político no meio do movimento?
Isso não me parece bom.
Não é melhor nos isolarmos desses bravos e dedicados senhores?
H JUNIOR disse…
Parque comunitário aqui ??? Será a nova Aldeia de Carapicuiba ? Todo aquele povo por aqui ! Já não chega eles fugindo pela São Camilo para não pagar o pedágio do Rodoanel !!!

Me desculpem, a Granja não é Cotia, Carapicuiba ou qq outra cidadezinha da região... Temos nossa identidade própria queremos a nossa Emancipação Política !!!! Chega de pagar e não ter retorno...
Anônimo disse…
Muito esclarecedora a posição de um vereador com este tal de Zeca Pamplona, se diz surpreso! imaginem um vereador não sabe o que está acontecendo em sua cidade, em seu entorno e se diz surpreso por não saber de nada, humm já ouvi esta história....
Anônimo disse…
necessario verificar:)

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

MDGV NÃO VAI A REUNIÃO COM XICO GRAZIANO