MANIFESTAÇÃO CONTRA ALPHAVILLE : UM SUCESSO!

Foi um sucesso a manifestação realizada essa manhã na avenida São Camilo contra as barbaridades ambientais perpetradas pela ALPHAVILLE URBANISMO. Manifestação ordeira, pacífica, serena que contou com a participação de mais de 500 pessoas além da compreensão de todos os que estavam nos carros retidos pelo engarrafamento provocado. Divulgaremos relato completo sobre o protesto. Por enquanto fiquem com o presente do Alex Colaneri que nos comunicou sobre  vídeo colocado  no Youtube por Enzotessibom mostrando o momento do minuto de silêncio em prol dos bichos que morreram pela devastação provocada pela ALPHAHORROR...
 

Comentários

Mário disse…
Faço parte da ONG Calangos da Mata e estivemos em apoio ao MOVIMENTO EM DEFESA DA GRANJA VIANA na passeata realizada em protesto contra o desrespeito ambiental feito pela Alphaville Urbanismo.
Moro no KM 36 da Raposo Tavares, onde existe uma gigantesca área de mata (Granja Carolina); nesta mata temos muitas nascentes e animais, inclusive ameaçados de extinção, onde a Alphaville recentemente tentou fazer passar um projeto repleto de problemas.
Em duas audiências públicas, uma em Cotia e outra em Itapevi, esses problemas foram apresentados por diversas entidades e moradores (o documento dos Calangos tinha mais de 100 páginas). O projeto atualmente está sendo analisado pelos órgãos competentes, e espero que não permitam que façam o que fizeram na Granja Viana.
Parabéns aos moradores da Granja Viana pela mobilização e peço que também prestem atenção à Granja Carolina, pois qualquer coisa que seja feita lá, afetará diretamente a vida de todos.
Vale a pena dar uma olhada no Google Maps ou pessoalmente a área da Granja Carolina. Ela fica em uma grande extensão no Km 36 da raposo e vai até poucos Km do centro de Itapevi.
Mais uma vez: PARABÉNS!!!!!

Mário.
Alex Colaneri disse…
Olá Ricardo,

Que ótimo que vc postou o vídeo! Mas só gostaria de fazer uma correção. Esse vídeo eu encontrei na internet, ele é de um usuário do Youtube chamado Enzotessibom (não achei o nome dele, só o de usuário). Continue contado com meu apoio e de minha família, o que pudermos fazer estaremos lá! Um abraço e sucesso!
Ricardo Soares disse…
Mário, estamos atentos ao que está acontecendo na Granja Carolina tb! estamos com vcs nessa batalha também. Tudo que é para predar a Granja Viana nos interessa. Essa não é uma ação isolada contra o empreendimento ALPHAVILLE apenas na São Camilo. É uma ação integrada em defesa da Granja Viana. Comece a acompanhar nossas reuniões. Vamos trabalhar juntos. Chega de letargia. Se não fizermos nada ninguém fará nada pela gente. Contamos com nós mesmos contra essa sanha predatória. Abraço e continue a participar...

Alex... de novo obrigado e vou corrigir a informação. Esperamos vc na reunião de quarta- feira.Abraço e grato pelo apoio!
Yar Surus disse…
Parabéns a todos pela manifestação e o grande sucesso que foi! Parece que vai passar na Record hoje as 20:25.
Quanto à Granja Carolina, fiquem atentos pois haverá audiência pública após a conclusão dos estudos ambientais. Seria importante acompanhar o CONSEMA, onde o projeto será também discutido e analisado.
Não deixem de enviar seus manifestos e opiniões e questionamentos à ouvidoria da Secretaria do Meio Ambiente e outros órgãos (listados aqui no Blog). Fiquem atentos!
Mário disse…
Ricardo, além de ser uma obrigação eu estar presente na passeata, foi também um prazer, pois conheci pessoas maravilhosas!!!!
Uma "Calango" esteve em uma de suas reuniões e foi através dela que eu pude saber da passeata.
Contem com nossa colaboração!!!!
Aproveitando: acabei de postar meu primeiro vídeo no youtube e ele mostra uma parte da passeata.
Se quiser, pode colocar em destaque no blog.

Abraços.

Mário.
Mário disse…
Esqueci de colocar o link do vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=Kx5mTHmm42Q
Alvaro Egas disse…
Fiquei muito feliz em ver famílias inteiras com seus filhos pequenos,adolescentes e animais de estimação.Exercer a cidadania desde cedo com as crianças é uma delícia que poucas pessoas se permitem fazer e ensinar.\parabéns a todas as pessoas que participaram e apoiam o movimento.
Alvaro
Anônimo disse…
Isso mesmo, vamos conseguir acabar com isso, talvez possamos salvar o mundo se todos nos reunirmos, como nos reunimos hoje.
Alvaro Egas disse…
Vejam estes videos no youtube,muito bom o do secretário do meio ambiente de Cotia,será que Carapicuiba tem um secretário do meio ambiente com cara para aparecer?
Alvaro


http://www.youtube.com/watch?v=GT4wZsorfuA http://www.youtube.com/watch?v=uMjIe1mcS3U&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=-GDwNDRoJyM&feature=related
Alvaro disse…
Ops!
Todos os videos foram feitos por Fau Barbosa
Unknown disse…
Minhas fotos da passeata já estão publicadas no Flickr: http://www.flickr.com/photos/vihh/sets/72157622411377310.
Ficaram boas. Vale dar uma olhada.
Unknown disse…
Parabéns!! Fantástica iniciativa e organização! Espero que o poder público de Carapicuiba entenda que licenças ambientais devem ser dadas com muito cuidado, e apenas após estudo detalhado dos reais impactos de uma obra. Daqui por diante esperemos que a "DevastaVille" Granja Viana recupere todas as áreas destruídas com tanta ferocidade. (li este nome em um dos cartazes da manifestação e realmente achei a melhor definição para o que está ocorrendo).
Anônimo disse…
Quero parabenizar a organização da passeata, da qual fiz parte, e lançar uma idéia para a continuidade de nossos protestos:
BUZINAÇO EM FRENTE AO ESCRITÓRIO DE VENDAS DO ALPHAHORROR todas as vezes que passarmos em frente ao local.É uma maneira coor=tidiana e contínua de mostrar nossa indignação!
abraços!
Marcelo Quintanilha
Yar Surus disse…
Alguns videos foram "removidos pelo usuário" :(
Fau Barbosa disse…
Oi Flavio, o usuário sou eu, rsrsrs
Eu não removi, apenas renomeei por que os videos são do Viva Cotia.
bjs
SerVivo disse…
Fuad deixa o crime ambiental assinado,Ribeiro endoça e a mata atlântica some do mapa...
E a justiça fazemos com nossas mãos...
Participe da proxima reunião: na quarta dia 23, ás 20hs, na Floresta dos Unicórnios, na Fazendinha.

leia matéria inteira sobre parceria- Parceria Prefeitura
-Alphaville criará 470 vagas em creches

site http://www.carapicuiba.sp.gov.br/noticias/alphaville_creches2.htm
A Prefeitura de Carapicuíba assinou em 19 de maio, Termo de Compromisso para construção de duas novas creches na cidade, uma na Estrada do Jacarandá, Roseira Parque, 250 vagas e outra na Estrada do Jathay, Ariston III, 220 vagas. A conquista veio através de uma reivindicação do prefeito Sergio Ribeiro junto à empresa Alphaville Urbanismo S/A, que construirá um condomínio na cidade, o Alphaville Granja Viana, na Avenida São Camilo.

O empreendimento colocará à venda cerca de 400 lotes de 500 metros, para residências de alto padrão. A área total tem cerca de 700 mil metros quadrados de mata nativa. Apenas um terço será destinado ao condomínio. Por solicitação da prefeitura, o restante da área será transformado em parque para uso da comunidade e a região ganhará um novo acesso até o km 26 da Rodovia Raposo Tavares.

"Uma das lições que aprendemos nesses 35 anos, em que atingimos 27 cidades em 16 estados, é que o meio ambiente tem que ser preservado. Vamos implantar um centro de educação ambiental para as crianças das escolas da região, que vai ajudar na preservação desse patrimônio que deixaremos para futuras gerações", ressaltou Marcelo Willer, representante da Alphaville Urbanismo.

Durante a cerimônia, Alexandre Pimentel, secretário de Desenvolvimento Urbano, lembrou que quem investiu em Carapicuíba teve retorno. "É preciso acreditar no potencial econômico desta cidade, como fizeram grandes redes de comércio, Extra, Atacadão, Via Brasil, que investiram aqui. Suas unidades no município são os que mais vendem, em todo o país".

Aparecida Graça Carlo, secretária da Educação, agradeceu ao prefeito e à Alphaville Urbanismo pela parceria que retoma obras paralisadas e demonstra que ainda existem pessoas capazes de ter ouvidos para a voz que clama e nos convoca para a prática do bem. "O ato de hoje demonstra que um novo mundo é possível e que não nos pautarmos pelo individualismo, mas pela solidariedade, resgatando as utopias esquecidas" expressou.

O presidente da Câmara, Isac Reis enfatizou a determinação do Legislativo na união de forças para reconstruir a cidade. "Após quatro meses já é possível ver a mudança na maneira de administrar essa cidade, que conta com todo o apoio da Câmara, porque os vereadores estão pensando em ajudar a cidade a mudar e termos uma Carapicuíba cada vez melhor de se viver. Sinto-me realizado em fazer parte dessa mudança.

O prefeito Sergio Ribeiro lembrou a situação em que encontrou a educação no município - creches caindo aos pedaços como na Aldeia - e elencou conquistas, como as reformas e o aumento das vagas em creches, o pagamento do bônus do Fundeb e a entrega de material escolar para as crianças na próxima segunda-feira. "Será material de qualidade, cadernos feitos com papel reciclado, tudo bonito, para deixar nossas crianças orgulhosas de usar o material da Prefeitura". O prefeito já determinou que as duas creches fossem construídas pela própria Alphaville Urbanismo, para dar agilidade às obras. E brincou com os presentes: "Estamos chiques, até Alphaville veio para Carapicuíba".
Mário disse…
O prefeito disse:

"Estamos chiques, até Alphaville veio para Carapicuíba"

"Será material de qualidade, cadernos feitos com papel reciclado, tudo bonito, para deixar nossas crianças orgulhosas de usar o material da Prefeitura"

Em nome desse deslumbramento e da "esmola" que é muito pouca, cometem-se danos ambientais.
Voto Consciente Cotia esteve presente (através do voluntário Rodolpho Mello) na passeata em defesa da Granja Viana. Sugerimos que a mesma manifestação seja feita na Câmara de Vereadores de Cotia. Para que possam interferir na Lei de Zoneamento Municipal. Informamos que as sessões acontecem às terça-feiras, 10 horas. Onde sempre fazemos acompanhamento das sessões.

Atenciosamente,

Manoel Santos
MOVIMENTO VOTO CONSCIENTE COTIA
Movimento Cívico, Voluntário e Apartidário
Suzete disse…
Ricardo Soares. Eu sei que aqui não seria o fórum adequado para eu dizer isso. Talvez fosse seu blog. Mas quero deixar aqui um recado para que todos os que estão nessa batalha com você saibam o quanto eu respeito seu trabalho e sua atuação profissional em lindos documentários que vi seus na época do programa "Caminhos e Parcerias" da Tv Cultura e nos seus célebres programas de literatura. Confesso sem vergonha que sou sua fã, sou ambientalista e tenho até certa inveja das pessoas que podem partilhar de sua companhia nessa história. Você é um idealista e os idealistas não existem mais. Não esmoreça. Alphaville não imagina com quão criativo cidadão estão mexendo. Sorte sempre. Um beijo de sua admiradora

Suzete Altman Tavares
Alvaro disse…
Realmente é impressionante como o Alphaville faz bobagens,"Uma das lições que aprendemos nesses 35 anos, em que atingimos 27 cidades em 16 estados, é que o meio ambiente tem que ser preservado. Vamos implantar um centro de educação ambiental para as crianças das escolas da região, que vai ajudar na preservação desse patrimônio que deixaremos para futuras gerações", ressaltou Marcelo Willer, representante da Alphaville Urbanismo.
Absurdo ,1º desmata uma área enorme,depois tem a cara de pau de dizer que irá trabalhar com as crianças ensinado a preservar o patrimônio que deixarão
para gerações futuras.Ele deve estar falando de asfalto,arvores tombadas,animais mortos,seca,calor,concreto e outros milhoes de lixo que estão produzindo em vários estados do Brasil.Gostaria que quem tiver tempo olhe no google mapas e veja todos os empreendimentos alphaville das fotos tiradas por satelite e analise que horror é,o verde que existe é grama e coqueiro.
Espero que a nossa indignação continue contra todos os que pensam somente nos seus lucros e ignoram a flora e fauna.
Alvaro
Patricia disse…
Sou moradora da Granja Viana e ecologista. Participo de vários projetos de reflorestamento e compensacao de CO2 profissionalmente.
Ainda nao consegui ver nada de realmente produtivo nessa manifestacao contra o Alphaville. Esse projeto está totalmente aprovado pela Prefeitura e DEPRN nao ocorreu de uma hora para outra, imaginem se ao inves do Alphaville tivessem varios condominios de casas geminadas todo asfaltado? Ai sim seria uma grande devastacao. O Alphaville vai deixar um % de area verde maior que qualquer outro condominio da Granja.
Convido a uma reflexao do que estao fazendo seus propios condominios e lotes e se quando compraram a casa em que moram preocuparam-se com a area verde suprimida para a construcao. Está parecendo a Europa que devastou toda sua mata e agora quer preservar a Floresta Amazonica.
POR QUE nao houve manifestacao antes dos lotes do Alphaville serem comercializados?
Em minha opiniao devemos preservar sempre porem de forma inteligente e estratégica, nao adianta gritar depois do ocorrido.
Fica minha manifestacao: Existe alguma area verde na regiao da Granja viana que possa ser transformada em Parque?? Vamos lutar para que areas sejam preservadas como a da Granja Carolina e criar parques de convivio e preservacao ANTES que outros condominios ocupem o local, pois nao adianta tentar impedir o desenvolvimento mas sim ajudar a fazer um desenvolvimento saudavel.
Mário disse…
Patrícia, você diz que não viu nada de produtivo na passeata.
Na minha visão essa passeata já produziu e ainda vai produzir muito!!!!!
Além de alertar para o que foi feito, essa manifestação mostra que estaremos de olho para o que virá a seguir.
O que deveria ter sido feito? Nada?
Alvaro disse…
Patrícia,
não sei se voce teve a oportunidade de participar das reuniões,estamos neste momento criando um movimento em defesa da Granja Viana,seria muito bom contar com sua participação nas reuniões para colocar também suas idéias e nos ajudar a encontrarmos um caminho bom para toda a sociedade .
Acho que o movimento no mínimo serviu muito para colocar em prática a reflexão.
Acho tambem que não adianta eu matar uma criança e, falar que vou fazer a compensação fazendo outra criança e, entregar para a sua mãe uma nova.É isso que é compensação?

Alvaro
Patricia disse…
OI Mario e Alvaro, eu quis dizer que nao adianta fazer passeata ou manifestacoes apos o negocio ja estar concretizado. Concordo que a granja é um oasis em SP e que precisa ser preservada para nao tornar-se um Bairro como o Alphaville. Porem, acho que o condominio Alphaville em questao tem o % de mata preservada maior que muitos outros condominios existentes, em construcao e em lancamento e NADA está se fazendo para que esses pequenos nichos de asfalto sejam interrompidos. Por que?
Por que essa manifestacao contra o Alphaville só ocorreu apos o lancamento e venda dos lotes sendo que esse projeto ja vem de anos?
Por que nao ha projetos de desapropriacao e criacao de parques ou pracas publicas?
reginatcoh disse…
Boa tarde!
Patrícia, penso que vc deveria inteirar-se melhor do ocorrido...
De qualquer forma, como pessoa com credencial para ajudar a região, pq não adere ao Movimento?
Abs, :)
João Verdaso disse…
Prezada Patrícia, que pena sua posição, como ecologista você deve saber que as áreas podem sim ser recuperadas e talvez gerar creditos de O (oxigenio) para toda a popiulação e não estes pseudos creditos de CO2 que foi uma invenção do mercado de capitais para ganhar grana. Se pagassem para preservar seria válido mas...
patricia disse…
Fico no aguardo das respostas das minhas perguntas.
grata
patricia
Mário disse…
Patrícia escreveu:

Porem, acho que o condominio Alphaville em questao tem o % de mata preservada maior que muitos outros condominios existentes, em construcao e em lancamento e NADA está se fazendo para que esses pequenos nichos de asfalto sejam interrompidos. Por que?
Por que essa manifestacao contra o Alphaville só ocorreu apos o lancamento e venda dos lotes sendo que esse projeto ja vem de anos?
Por que nao ha projetos de desapropriacao e criacao de parques ou pracas publicas?

Eu respondo:

Porque existem pessoas que pensam que nada deva ser feito mesmo depois da desgraça ter sido concretizada.
Essa passeata pode e deve servir para começarem a mudar a ordem das coisas.
Tenho certeza que a manifestação fará com que empreendedores venham com projetos melhores futuramente.
E para mim, só o fato de ver tantas crianças e jovens exercendo a cidadania, já valeu por tudo.
Mais uma vez:

Parabéns moradores da Granja Viana!!!!!
Alvaro disse…
CARA Patrícia,

aproveito mais uma vez e te conido a participar da próxima reunião e tirar suas duvidas junto ao comite que está se formando,aproveite e venha exercer sua cidadania junto de nós,quanto mais pessoas melhor.
Venha será na quarta feira.
Até lá
Alvaro

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

Ano a ano piora o trânsito e o Napolitano