ALPHAVILLE GRANJA VIANA

CEMITÉRIO DO VERDE
Ahhhh!!!!!!!! dirão  os clamores daqueles poucos que acham estranho os granjeiros tentarem salvar o que ainda nos resta de verde e qualidade de vida. E esses clamores dirão que o título desse post é sensacionalista ? será que é ? ou será que reflete apenas o que os nossos olhos vêem, nossos corações sentem e nossas almas se afligem diante do massacre da serra elétrica feito pelo pessoal da Alphaville no terreno , agora devastado, que margeia a avenida São Camilo ?

O sensacionalismo é inócuo e até questionável quando usado como recurso midiático para relevar ou sublinhar distorcendo. Mas , diante dessas imagens que vemos nossos olhos não distorcem. Os meus na verdade se punem porque acostumado que estava com todo aquele verde devastado eu talvez não desse a ele o valor que merecia. Nunca o fotografei pois sempre o julguei perene ali. Mas o senhor Audi com seu espírito de motoniveladora e toda a sanha da Alphaville nos alteraram a paisagem, nos machucaram os sentidos, feriram a nossa sensibilidade. E agora querem o diálogo. Esquisito né ? é como se o motorista de um carro em alta velocidade após atropelar uma multidão  num ponto de ônibus viesse querer discutir com as vitimas que sobreviveram os motivos de sua pressa. Ora, dirão , insinuarão que esse movimento é sensacionalista ou que o blog exagera ? olhem as fotos ! elas dizem por si só. Devastação completa  e placas- muitas placas - espalhadas pedindo para que a gente se afaste.

 Se afastar do que senhores ? da lama da terraplanagem ? da falta de coragem de vocês em discutirem conosco um plano que lhes garantisse o empreendimento mas ao mesmo tempo nos respeitasse e a todos os que habitam na Granja ?
Ora, senhores, vocês chegaram errado, congestionando nosso caminho e destruindo nossas calçadas com seu estande de vendas e num único final de semana encravaram na região a venda dos vossos lotes trazendo pra perto o que queríamos longe. Podiam ter feito uma política de boa vizinhança. Podiam se integrar à nossa alegre e bucólica paisagem. Mas preferiram destruir o verde e o meio ambiente que agora vendem nos prospectos. O mais cinico é ver uma das placas colocadas no terreno onde se lê (pena que minha foto desfocou)  que não devemos nos aproximar da "reserva ambiental" que vocês criaram. E o que é essa reserva ambiental ? Uma minúscula ilhota no meio da devastação geral. Que triste fato consumado vocês nos colocaram goela abaixo. O verde virou apenas um retrato na parede daqueles que tiveram a sorte de fotografá-lo antes de vocês chegarem. Com tudo isso devemos considerá-los bem vindos ?

ps. e esses tais tapumes verdes que vcs colocaram ?é pra esconder a vergonha que vocês criaram ? não vai adiantar... nosso olhar saudoso ultrapassa os muros verdes. São verdes os muros pelo remorso do espaço que vocês destroçaram ?

Comentários

Dani Monaco disse…
Uau. Fiquei emocionada. Bravo!
Muito bom, Ricardo. Ainada aguardo a sua visita, enquanto isso sou capaz de ir na reunião de quarta.
Ricardo Soares disse…
Dani... muito obrigado pela força!!!

Martha... não fui te visitar porque tirei um mês de férias...quando voltei a desgraça completa estava feita...mas aparece na reunião de quarta...será um prazer conhecê-la ao vivo...
Paulo N. Sampaio disse…
Ricardo, belo trabalho você está fazendo com sua colega Fau. De gente como você que precisamos. Sou seu fã desde a época que você escrevia crônicas para o Estadão e fiquei feliz em saber que além do seu blog você agora empresta seu belo texto para desmascarar esses falsos vendedores do verde. Continue. Meu total apoio
Fau Barbosa disse…
Recebi várias ligações entre ontem e hoje, falando do absurdo de uma placa que diz "Proibida a entrada. Área de preservação Ambiental", justamente ao lado de um cenário de devastação.
Um dos telefonemas foi de uma jornalista da Globo, moradora da Granja, e indignada.
Deu a impresão que quiseram dizer que "agora não vão mais desmatar", e que oque restou vai ficar ali...
Também no final de semana, o Salvador recebeu na sua clínica vários animais vítimas desse desmatamento. Um deles não resistiu e morreu. Amanhã vou lá falar com ele.
bjs
Patricia d'Utra disse…
Ricardo, lindas palavras de nossa triste nostalgia...espero que essa nossa união pela desgraça, realmente seja eficaz e perene como as árvores que eles nos devolverão!!!!! grande abraço, Pat
Marcel Carneiro disse…
Gostaria de convidar a todos que lerem essa mensagem, a participar da palestra/debate, que acontecerá nessa quinta feira, dia 17 as 20hs, sobre Apropriação da Cidade pelo Cidadão, com Valter Caldana, diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo-Mackenzie, na Matilha Cultural, Rua Rego Freitas, 542 Centro. Valeu.

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

MDGV NÃO VAI A REUNIÃO COM XICO GRAZIANO