Granja Viana vai a rua para protestar

Olá vizinhos da Granja e de toda a nossa cidade:

Essa foi uma semana atípica na nossa região.
Vou recapitular rapidamente o que vem acontecendo.
Como vocês devem estar sabendo, a Granja Viana se mobiliza contra o desmatamento que vem acontecendo e deixando à todos com um sentimento de abandono e de tristeza.
O estopim desse quadro foi a Alphaville Urbanismo chegar no nosso cantinho da maneira como chegou, o que causou muita revolta na região.
O desmatamento foi feito de maneira "VAPT-VUPT", e os conflitos foram gerados, eu diria que "por uma total falta de comunicação com a comunidade". Por conta disso, uma Granja já cansada de assistir a esse tipo de episódio, de camarote e mãos atadas, se rebelou e criou um Movimento em Defesa do que resta.
Reuniões tem sido feitas na Fábrica de Pizzas, nas últimas três quartas-feiras, para mobilizar mais moradores a irem para a rua brigar pelo que ainda não foi destruído e protestar pelo que foi feito no terreno da Av. São Camilo.
Consequentemente como "a bola da vez", a Alphaville Urbanismo está sofrendo ainda uma ação cívil pública questionando o licenciamento do empreendimento numa área que, dito por especialistas, abriga fauna em extinção (lembrando que a liminar que pedia o embargo da obra foi indefirida pela juíza, mas a ção continua, aguardando parecer do MP).

Essa semana, os empreendedores, preocupados com a reação da comunidade, realizaram em sua sede - em Alphaville - uma coletiva com a imprensa granjeira para fazer o "mea culpa" e pedir desculpas pelo erro, procurando o diálogo. (Leia matéria sobre coletiva).

Em contrapartida, ontem à noite, na última reunião do Movimento antes da passeata que será realizada sábado pela Avenida São Camilo, a Alphaville esteve na Fábrica de Pizzas buscando um diálogo - ainda que tardio - com o Movimento e os moradores que participam dele.

Diante de um ambiente hostil, eles conseguiram 15 minutos para "dar o seu recado" à uma multidão indignada, e terminado esse prazo, foram "expulsos" do local, para que a reunião tivesse início.

Nesses 15 minutos, muitos foram os questionamentos: "Vocês vão destruir muito mais do que foi planejado"? perguntou uma moradora. "O parque é público ou seja, toda a população de Carapicuíba vai vir prá cá"? perguntou outra. "Vocês querem dar a impressão de que estão salvando a Granja com seu projeto"? "Nós não queremos vocês aqui"! disse outro.

Um morador de 40 anos de Granja tentou "acalmar os ânimos", e acabou sendo criticado. Em resumo, a comunidade se exaltou, e o incorporador atendeu o pedido de saída e se retirou.

Fui conversar com ele, que educadamente me disse que "foi bem recebido", e que apesar de ter havido uma votação simbólica para que ele pudesse falar ou não, as pessoas pelo menos se dispuseram a ouví-lo. "Muita coisa ainda vai ser discutida com a comunidade, com soluções para todos", disse Marcelo Willer, diretor de negócios da Alphaville.

Após a sua saída, o Movimento tratou das próximas ações: passeata no sábado (as 11 horas na frente do Palos Verdes), faixas, performance, carro de som, chamamento da imprensa de SP, etc.

O sentimento que ficou registrado ali foi o de que a Granja Viana está cansada de não ser ouvida e quer mudanças que preservem a pouca natureza que ainda resta.

Por outro lado, na minha opinião, não podemos fomentar a falta de diálogo (a mesma falta de diálogo que gerou inclusive a saída de algumas Ongs deste Movimento - leia mais aqui).

E eu gostaria muito de ver uma Granja mais unida, mais atuante, mais preocupada com o conjunto, pois se não for dessa forma, nada mais fará sentido. Dentro desse meu desejo, acho que será muito positivo que as pessoas acompanhem esse protesto, PACIFICAMENTE, numa primeira manifestação da Granja. Não "contra a Alphaville", mas a favor da preservação da nossa qualidade de vida!



Fau Barbosa
De Olho na Granja e nas questões que promovem o bem estar, o diálogo, a compreensão mútua e o exercício da cidadania.
JUNTOS, VAMOS MAIS LONGE!
17/09/2009


Fonte: Site da Granja

Comentários

Anônimo disse…
Que tipo de educação ecológica uma empresa deste tipo pode oferecer?

Que tipo de educação ecológica CARAPICUIPA pode oferecer?

CARAPICUIBA ACABOU DE DESMATAR OS ÚLTIMOS 2% DE VERDE QUE RESTAVA EM SEU TERRITÓRIO.

CARAPICUIBA copia o modelo de Osasco e so verificar no GOOGLE.

O Verde dos LOTEAMENTOS Alphaville tem “quase” o mesmo tanto de verde que tem uma FAVELA em São Paulo – verifique no Google ( a uma certa distância onde não é possível saber se é uma Favela ou um Loteamento Alphaville.
Você vai se surpreender com as semelhanças “ecológicas”.

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

MDGV NÃO VAI A REUNIÃO COM XICO GRAZIANO