QUEM SOMOS NÓS

MOVIMENTO EM DEFESA DA GRANJA VIANA


(QUEM SOMOS)
imprima e espalhe esse texto por toda a Granja, por seu condomínio, entre o comércio e a população !

O Movimento em Defesa da Granja Viana, fundado em 9 de setembro de 2009 é formado por moradores dessa que é uma das últimas fronteiras verdes da Região Metropolitana de São Paulo. Não tem vinculações político partidárias nem com entidades de classe ou representativas de qualquer segmento profissional ou agremiação filantrópica.

É formado por pessoas físicas que são comunicadores, artistas, advogados, ambientalistas, donas de casa, estudantes, profissionais liberais de vários segmentos que visam em primeiro lugar a preservação do meio ambiente, qualidade de vida e futuro sustentável para todos os que residem e trabalham na Granja Viana.
Estamos unidos pela preservação e dispostos a defender nossa região dos interesses e ações destrutivas nocivas que comprometem o estilo de vida de quem procura refúgio na Granja das mazelas, poluição e péssimo transporte de São Paulo.

Lutamos pelo simples direito de compartilhar com outras espécies animais e vegetais o espaço verde que ainda resta na região.

Buscamos instrumentos jurídicos e ações coletivas para coibir

. a verticalização da Granja Viana

. a transformação da avenida São Camilo em corredor comercial desordenado

. a proliferação de condomínios que a pretexto de venderem o verde destroem o que resta dele

. a proliferação de villages e condomínios exíguos que não preservam sequer uma muda de planta e não respeitam a lei de zoneamento da região

. o cumprimento da legislação ambiental vigente e planos de manejo para construções de todos os portes.

queremos :

. maior empenho das prefeituras dos municípios da região que mesmo recebendo nossos impostos fazem muito pouco para os moradores da Granja Viana

. maior empenho de nossas autoridades ambientais municipais e estaduais que vão pouco a pouco com sua omissão descaracterizando completamente a geografia da Granja Viana.

-mais segurança, mais limpeza, mais fiscalização e respeito ao espaço público

maiores informações no nosso blog

http://www.granjaviana.blogspot.com/

Comentários

Granja Carolina disse…
Aos biólogos que trabalham na SMA e Empresas de laudos ambientais que trabalham para as empresas construtoras:

No Relatório de Impacto Ambiental - RIMA de 2000 para um empreendimento na Granja Carolina da empresa SCOPEL, foram identificadas 14 espécies de mamíferos e 163 de aves, algumas em extinção.

Entre os mamíferos foram constatados no local: Macacos-prego, Sagui da Serra (em extinção), Quati, Veado, Bugio (em extinção), Capivara, Paca, Preá e até a própria Cutia, que dá nome ao Município.

Na família das aves entre tantas outras estavam: Quero-queros, Periquitos, Papagaio Verdadeiro (em extinção), Corujas, Pica-paus, Matracão, Pavó (em extinção), Beija-flores, Bentevis, Arapongas (em extinção)...

Na época o levantamento foi contestado por técnicos de UNESP de São Carlos, pois foi considerado parcial e incompleto.

Agora, no ano de 2009, outro EIA-RIMA para a mesma área da Granja Carolina foi elaborado para um empreendimento da Alphaville. Neste EIA-RIMA a empresa responsável pelo levantamento da fauna, alega que alguns animais desapareceram da área.

O interessante é que os animais que desapareceram são justamente os ameaçados de extinção.

No loteamento VILA VERDE – TRANSURB, vizinho da Granja Carolina, existe até um contador de atropelamentos de animais. Este loteamento tem um TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA – TAC que às duras penas tenta educar os moradores. Uma difícil tarefa, a mudança de hábito e o respeito à natureza esbarra em modelos arraigados, que vão desde implicância com folhas que caem no jardim até temores com cobras, mosquitos, lagartos etc.
Alguns moradores ao se transferirem para estas áreas iniciam uma bela jornada de transformação e enriquecimento interno. Mas, a grande maioria, prefere se comportar como espécie invasora e com farta exibição de ícones urbanos, expulsando a fauna silvestre. O canto dos pássaros dá lugar ao volume alto da música eletrônica e ao escapamento aberto das motos; as folhas caídas das árvores dão lugar ao lixo, a grama ao cimento; lugares onde antes abrigavam predadores naturais dos animais agora são residências de ratos e baratas.Aos poucos a qualidade de vida que TODOS procuravam precisará ser buscada mais longe.

Concluo que é hora de nos transformarmos em vez de sempre ir sempre mais adiante, virando as costas aos problemas criados.

O mundo se tornou pequeno
Para os muitos na procura da felicidade distante.
O adiante distante
Fica sob os pés
Diante dos olhos
Possível no hoje

Aos Moradores da Granja Vianna
Parabéns
Trindade disse…
Meus caros me desculpem sei que o assunto não é este,é que eles continuam trabalhando no terreno agora estão caminhando para não chamar a ATENÇÃO estão com um tri-pé fazendo medições por favor alguém chame a policia !!!!
Anônimo disse…
"Jornal O ESTADO DE S.PAULO"
Caderno 2, coluna "Direto da Fonte", de Sonia Racy, dia 15/10/09 diz:

"BICHO SOLTO
Francisco Graziano conta que aprendeu uma lição semana passada, depois da polêmica ambiental em torno de um empreendimento na Granja Viana.
Além da licença ambiental, o secretário vai baixar instruções claras sobre como entrar na área sem truculência.

BICHO SOLTO 2
É que os ambientalistas acusaram a empreiteira de prejudicar um grupo de aves em extinção que vivem naquela área, e o imblógio acabou chegando ao Consema.
A Secretaria admite que muito do seu trabalho foi açodado, mas provou que pelo menos uma das espécies não vive naquela área, mas.... no litoral"

Comentário: O lado bom é que o assunto continua na mídia; o lado mau é que a mídia continua parcial e desinformada.

PESSOAL, A HORA É AGORA!!!
BASTA DE IRONIAS E CHACOTAS COM ASSUNTO TÃO SÉRIO!!!
VAMOS NOS MOBILIZAR MAIS E MAIS111
Trindade disse…
De$confio que e$$e tal Franci$co Graziano não deve $aber dizer o nome de uma e$pécie $e quer da Mata Atlântica. E$$$$TAMOS DE OLHO!!!!!
Salete disse…
Reproduzindo a indignação de pessoas que contribuíram com cartas ao jornal D"aqui da segunda quinzena de setembro/2009:

'ONDE SE INSTALA UM LATIFÚNDIO OU UM ESPECULADOR IMOBILIÁRIO, É CERTO:
INSTALA-SE UM DESERTO"
BERTOLD BRECHT, dramaturgo alemão.
... causa-me a imagem de que Bertold está defrente ao Alphahorror para escrever este pensamento.

Quão árido e insustentável é o desejo ganancioso dos que aprovam a devastação; a enganação covarde como quem está fazendo a lição de casa.
E:
" uma velha cigana diante de uma devastação da natureza quando seu acampamento foi queimado por especuladores imobiliários:
NO SIMA NACHARDON, NEM PÁ SUVINHÁ.
Em bom portugues:"Que vocês não tenham mais paz em suas vidas, nem pra dormir."
A indignação causa revolta. Embora tenhamos que perdoar para não cair na lei do olho por olho, dente por dente, temos a obrigação de buscar nossos direitos em favor das nossas e das próximas gerações.

Parabéns Granja Carolina pelo seu texto acima, esclarecedor e ponderado, de uma lucidez capaz de iluminar a mais densa escuridão.
muito obrigada.
Cecília Lessa disse…
Mídia , Arquitetos e paisagistas de toda Granja Viana - Arranquem suas mascaras ou suas tristes burcas !!!!
Quem tem senso "critico" pode entender que:

A mídia da "Granja Viana, fatura alto com propagandas do Aphahorror Urbanismo e esquece do compromisso com seus leitores...
Alguns políticos estão "feitos avestruzes" em seus gabinetes
Alguns paisagistas da Granja Viana "fazem vistas grossas" para o movimento só só pra garantir trabalhos futuro.
Alguns arquitetos da região da Granja Viana fazem vistas grossas para o movimento só para não baterem de frente com APHAHORROR Terrorismo..
Bando de hipócritas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cecília Lessa ,infelizmente,direto do Afeganistão

Cecília Lessa
cecilia.lessa@yahoo.com.br
FF disse…
Ação excelente do movimento em defesa da granja viana e quero acreditar de toda a afamada granja viana, das inumeras partes que a compõe desde o km 21 ao lonho do eixo da rodovia.

Importante o texto de apresentação e de indicação dos rumos a serem seguidos pelo movimento, que deve ter nosso apoio e atenção.

Importante tambem lembrar que o que já está e de direito, por isso devemos todos estar antenados, atentos e alertas para as duras lutas e pendengas do futuro.

Lembrar que não é de hoje que a união faz a força.

E o planeta é um só.

VALE A PARTICIPAÇÂO DE TODOS
Mário disse…
Salete,
quanto ao texto da "Granja Carolina, sou triste testemunha do que foi relatado.
Além da fauna e flora ameaçadas, temos ao nosso redor e muito próximo de nós, manifestações da cultura caipira que estão por um fio.Esse tesouro também está em extinção.
Uma pena tanta riqueza, tão próxima de São Paulo, ser desprezada, inclusive, pelos órgãos competentes que tem o dever de cuidar dessa questão.
Purita disse…
Jornal O ESTADO DE S.PAULO"
Caderno 2, coluna "Direto da Fonte", de Sonia Racy, dia 15/10/09 diz:

"BICHO SOLTO
Francisco Graziano conta que aprendeu uma lição semana passada, depois da polêmica ambiental em torno de um empreendimento na Granja Viana.
Além da licença ambiental, o secretário vai baixar instruções claras sobre como entrar na área sem truculência

!!!!!!! Engracado esse texto me lembrou as palavras do Sr Maluf !!!!

ESTRUPA MAS NAO MATA ......

Sr Graziano$$$$$$$$ , quer dizer o que com o termo menos truculencia ????

Que falta de Etica que nossos politicos demonstram !!!!!

VERGONHA !!!!!!!!!!!!
GABRIELA disse…
Coluna "DIRETO DA FONTE" de Sonia Racy:

É inacreditável que um Secretário de Meio-Ambiente reaja com esta vulgaridade a respeito de um assunto tão sério; e que uma colunista dê um tom de aprovação a uma fala tão maquiavélica.
Por aí dá prá imaginar o oque não acontece por trás das cortinas, não??
Vamos continuar lutando, vamos fortalecer este movimento, que deve ser o ebrião de uma ação muito maior na preservação da região OESTE de São Paulo.
Jonas Carlos de Souza disse…
Faço minhas as palavras da "Granja Carolina" que escreveu abaixo. Não poderia ter se expressado melhor.

Não existe como manter a natureza onde se instalem condomínios. PROPONHO QUE SEJA PROÍBIDO QUALQUER EMRPEENDIMENTO QUE ENVOLVA DESMATAMENTO.

Só restam entre 7% e 5% da Mata Atlântica certo ? Então deveria ser proíbido retirar qualquer árvore daqui em diante.

Eles que procurem áreas já desmatadas.

DESMATAMENTO ZERO JÁ !!!!!!!!!!!!
José Lopes disse…
Ainda acho estranho. Se a Alphahorror estivesse tão errada assim os jornais não dariam nenhuma notícia? A liminar correndo e as obras andando? Seria uma bela notícia, mas praticamente ninguém deu nada. Sei lá, acho muita inocência achar que uma incorporadoradoa desse porte - não se compara a uma Gafisa, CamargoCorrea, tem poder de comprar TODA a imprensa (web, jornal, TV). Alguém tem o texto original da decisão do juiz? As vez estamos fazendo que nem eles, apelando para uma leitura enviesadas pros nossos interesses e, no final, nós que podemos estar errados. Também é uma falácia mostrar uma foto do terreno sem árvore e dizer "oh, vejam o que a Alphaville" fez. Óbvio, para o tal projeto ficar pronto ele precisa passar por essa fase. Naum sei, mas acho que os argumentos todos aqui são mais emocionais/radicais do que algo baseado em aspectos cientificos ou documentos.
Ricardo Soares disse…
desculpa José Lopes....

ou vc não está lendo a mídia, que deu sim muitas noticias sobre esse empreendimento ou não está lendo o blog que deu todos os detalhes possiveis de embargos e medidas legais... seria legal se informar antes de opinar sobre o que não está vendo...
ou então junte-se a nós para ajudar a corrigir os erros
abs
José Lopes disse…
Caro Ricardo, acompanho bastante a mídia e vejo que o que sai nos jornais está longe do carater dos textos enviesados que leio aqui e nos blogs/sites locais. Como coloquei em outro post, os conselhores do CONSEMA diz que nao tem animais em extinçao, os especialistas da SMA dizem que nao tem, as materias da grande imprensa, nenhuma fala que tem, só aqui fala que tem. Estaria todo mundo errado? Justamente por ser aqui o unico lugar diferente é que eu começo a me perguntar o quanto esses dados colocados aqui sao livres interpretacoes para sustentar as teses que se quer passar a populacao.

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

MDGV NÃO VAI A REUNIÃO COM XICO GRAZIANO