Juíza envia Polícia Ambiental para cumprir liminar de embargo. Obras da Alphaville são paralisadas.

SEG, 05 DE OUTUBRO DE 2009 19:30

A Polícia Militar Ambiental paralisou, na tarde desta segunda-feira (05), as obras do empreendimento Alphaville Granja Viana. A ação foi realizada em cumprimento à liminar concedida no último dia 30 de setembro pela juíza Juliana Marques Wendling, da comarca de Carapicuíba.

A decisão da juíza foi tomada com base na Ação Civil Pública movida pelo Instituto Brasileiro de Proteção Ambiental (Proam), na tentativa de defender fauna e flora localizadas na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo.

Repórter da Rede Globo documenta a ação da Polícia Ambiental

Assessor de imprensa da Alphaville e Presidente do Proam falam à repórter da Globo

Por conta da construção do empreendimento, já haviam sido desmatados cerca de 200 mil metros quadrados, o equivalente a 28 campos de futebol, colocando em risco espécies ameaçadas e provocando danos à fauna local.

Conforme foi documentado por moradores da região, a empresa continuou com as máquinas ligadas trabalhando no local mesmo depois de ser divulgada a liminar. A multa em caso de descumprimento da decisão judicial é de R$ 10 mil por dia.

Máquinas continuam trabalhando, mesmo após a liminar da juíza

EMBARGO

O Viva Cotia, documentou toda a ação da Polícia Ambiental.

Segundo informações do 1º Tenente Adriano da Polícia Ambiental, a Exma. Juíza Juliana Marques Wendling, da 1ª Vara Cível de Carapicuíba, solicitou que o comando fosse ao local para fazer cumprir a liminar dada na semana passada.

Policiais Ambientais percorrem o terreno fazendo vistoria

A Assessoria de Imprensa da Alphaville, nos disse que a empresa vai se pronunciar através de comunicado, e que mantém a posição de que a liminar fala apenas em paralisar a supressão de vegetação, e não a obra. De qualquer forma, a Alphaville vai acatar a liminar a aguardar a decisão do juiz, que irá se manifestar na quarta-feira. As obras estão suspensas até lá.

Assessor de Imprensa conversa com Roney, repórter do G1

A COMUNIDADE GRANJEIRA

Durante todo o dia de hoje, o Viva Cotia recebeu emails de moradores indignados com o não cumprimento da liminar pela empresa. Desde que o desembargador concedeu a liminar, os emails chegavam com fotos de máquinas trabalhando, além de mostrar a indignação de todos ao ver o terreno totalmente desmatado.

Hoje logo pela manhã, recebemos a denúncia de que a avenida São Camilo tinha terra na pista, num perímetro propício à acidentes. Várias trocas de mensagens aconteceram na comunidade do orkut, e no mailing da Granja, todas repudiando a conduta da empresa.

Terra invade calçadas e avenida São Camilo

Acompanhe o caso no site do TJ/SP
Fau Barbosa

Fotos: Lígia Vargas / Danilo Krochmalnik / Fau Barbosa

Fonte: Portal Viva Cotia

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

MDGV NÃO VAI A REUNIÃO COM XICO GRAZIANO