LAMA, ÁGUA E CAOS... patrocínio ALPHAHORROR

Choveu muito em São Paulo hoje. Choveu muito na Granja Viana também. Com as chuvas descobrimos mais um dos inúmeros presentes de grego que Alphahorror proporcionou aos moradores da Granja. Lama, água  e caos como  consequência da bárbara devastação da mata atlântica que eles aqui empreenderam.

O texto e as fotos abaixo são do nosso Yarsurus que usa esse pseudônimo e não sei se me autoriza a divulgar o nome completo. É um ativo colaborador do MDGV... diz ele :

Acho que no texto você pode colocar algo assim:


"Alphahorror continua demonstrando sua irresponsabilidade e não consegue sequer conter as erosões. Enormes quantidades de lama cruzam a são camilo, colocando em risco a vida daqueles que por alí passam. Se não bastasse, toda essa terra carregada está indo para algum rio ou córrego que será assoreado aumentando o risco de enchentes, além das galerias de águas pluviais!

O Centrinho da Granja e o rio Potium que o cruza está quase ultrapassando o nível da rua e ameaça alagar a área, com certeza o assoreamento causado pelo desmatamento que deixa a terra desnuda e permite o lixiviamento do solo para a jusante já está fazendo diferença.

A Justiça permitiu que eles operassem apenas para conter as erosões e deslisamentos, mas nem isso se mostram capazes de fazer!
Seguem as fotos anexo!




Comentários

Alex Colaneri disse…
Pois é, passei por volta das 19h na frente do Armazém do Nicolau e tava um rio de lama jorrando sabe-se lá pra onde. Nunca vi isso, tava bem feio o negócio e bem complicado pra passar com o carro.
Selma Martins disse…
Passei por lá bem na hora da tempestade, várias cascatas de lama se debruçavam pela São Camilo.
Mais um presentinho do Alphahorror. Porque o Sr. Chico Graziano não veio fazer uma visitinha nessa
hora? Mas vindo de carro, atravessando todo aquela
enxurrada que se formou pela São Camilo e não
descendo confortalvelmente de seu helicoptero num belo dia de sol.
Salete disse…
Devemos fazer outras relamações na justiça por estes efeitos vampirescos do empreendedor devastador. Isto que aconteceu é resultado das licenças negociadas sem o devido estudo de impacto ambiental previsto em lei.
Quem deixou passar tem agora a prova das consequencias da lição mal feita.
Granja Carolina disse…
Os outros 460 mil sócios do Alphaville -Granja Viana também querem fazer parte do LUCRO.

O empreendimento Alphaville da Granja Viana está impactando diretamente a bacia hidrográfica e o abastecimento de água do “Sistema Cotia”.
Deste sistema fazem parte dois sub-sistemas : Sistemas Alto e Baixo Cotia, que abastecem de água as cidades do entorno.

O Sistema Alto Cotia está interligado a duas represas, uma na montante denominada Pedro Beicht e a outra, na jusante que serve de suporte para sobre elevar o nível de água até a ETA Morro Grande.

O Sistema Baixo Cotia, onde se encontra o LOTEAMENTO ALPHAVILLE-GRANJA VIANA, opera com mais duas barragens: a Isolina Superior e a Inferior mais a ETA Baixo Cotia.

O Sistema Baixo Cotia vem sofrendo há anos com a ineficiência de proteção da bacia, suas represas sofrem com um intenso processo de contaminação e assoreamento originários da ocupação desenfreada do solo.

Segundo a SABESP, o sistema BAIXO COTIA, contribui com 900 litros por segundo para o sistema integrado e, é responsável pelo abastecimento de aproximadamente 460 mil pessoas da zona Oeste da Região Metropolitana, como Barueri, Jandira e Itapevi.

O IMPACTO, no SISTEMA BAIXO COTIA, compromete a qualidade água, encarecendo seu tratamento e, principalmente o abastecimento de água das populações destas cidades.

As perguntas que não podem calar são as seguintes:

1- As cidades prejudicadas terão direito à parte do IPTU recolhido como forma de compensação?

2 -Se os habitantes das cidades abastecidas pelo sistema estão sendo prejudicados, parece justo a empresa ressarcir a todos com parte dos LUCROS. Afinal cada lote está custando em média R$ 250.000,00 e se estes números forem reais e o número de lotes for 400, o loteamento é um empreendimento de R$ 100.000.000, 00 (Cem milhões de reais).

3-TODOS cidadãos serão sócios das despesas mas só a empresa fica com o lucro, a conta não fecha para os outros 460 mil acionistas, moradores e pagadores de impostos.
Alvaro disse…
Palavras de João Audi-Vejinha
Vamos criar parque público na área preservada
Parque publico quer dizer que as pessoas que moram na região de Carapicuiba,Cotia,Jandira e adjacências poderão passear no parque?Gostaria de saber a resposta.
No aguardo
Alvaro
Andrea disse…
Álvaro,

essa pergunta foi feita pelo MDGV na apresentação do Alphaville numa das reuniões. Após o showzinho, o diretor de negócios da Alphaville, Marcelo Willer, disse que o parque será aberto ao público com acesso pela Avenida São Camilo.

MAS no jornal Giro SA, na propaganda da própria Alphaville, em letras menores está escrito: "A utilização do parque se dará de acordo com o plano de manejo A SER DESENVOLVIDO, conforme estabelece a Lei Federal nº. 9985/00". Não conheço a lei, mas acompanhando as últimas atitudes do Alplaville, eu leio: o parque terá acesso restrito, afinal, os moradores do nobre empreendimento não vão querer pessoas no parque ao lado de suas casas...vão alegar segurança, etc. Bom, essa é a minha leitura.
Alvaro disse…
Oi Andréia,

eu sei que eles disseram isso ,eu gostaria de saber deles mais uma vez.
A lei Federal nº. 9985/00" está no google e precisamos estar a par para cobrarmos das autoridades as medidas necessarias,pois existem aspéctos que eles provavelmente tentarão burlar,como parece ser caracteristica deles.
Alvaro
Anônimo disse…
O MDGV está nos apresentando uma verdadeira lição de Cidadania, porque cidadania não é apenas votar, pagar os impostos e esperar que os mandatários cumpram sua obrigação, já que são pagos para isso.
Que pena ouvir do prefeito de Carapicuiba que sente-se orgulhoso em ter uma "Grif$" em seu município.
Prefeito, os munícipes atuais de Carapicuíba orgulham-se da cidade que tem, que tem sido contruída com tanto esforço; são casas simples, mas com o dinheirinho suado de cada dia.....
É lamentável que o povo seja tratado dessa maneira!!!!
Andrea disse…
Álvaro, eu vi no google, mas não consegui definir em qual categoria o Alphaville está.

O grupo das UNIDADES DE PROTEÇÃO INTEGRAL é composto pelas seguintes categorias de unidades de conservação:

I - Estação Ecológica;
II - Reserva Biológica;
III - Parque Nacional;
IV - Monumento Natural;
V - Refúgio de Vida Silvestre

Sendo que para Estação Ecológica e Reserva Biológica "É proibida a visitação pública, exceto quando um objetivo educacional, de acordo com o que dispuser o Plano de Manejo da unidade ou regulamento específico."

Para o Parque Nacional, o Monumento Natural e Refúgio de Vida Silvestre "A visitação pública está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração, e aquelas previstas em regulamento."

Definição de proteção integral: manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, admitindo apenas o uso indireto dos seus atributos naturais (será que é nessa categoria?)

No caso do Alphaville seria Parque Nacional??

- "O Parque Nacional tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, na recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

- "O Parque Nacional é de posse e domínio públicos, sendo que as áreas particulares incluídas em seus limites serão desapropriadas, de acordo com o que dispõe a lei."

Depois temos: Constituem o grupo das UNIDADES DE USO SUSTENTÁVEL as seguintes categorias de unidade de conservação:

I - Área de Proteção Ambiental;
II - Área DE Relevante Interesse Ecológico;
III - Floresta Nacional;
IV - Reserva Extrativista;
V - Reserva de Fauna;
VI - Reserva de Desenvolvimento Sustentável;
VII - Reserva Particular do Patrimônio Natural.

A Área de Proteção Ambiental é uma área em geral extensa, com um certo grau de ocupação humana, dotadas de atributos abióticos, bióticos, estéticos ou culturais especialmente importantes para a qualidade de vida e o bem -bem das populações humanas, e tem como objetivos básicos proteger a diversidade biológica, disciplinar o processo de ocupação e assegurar a sustentabilidade do uso dos recursos naturais.

A Área de Proteção Ambiental é constituídas por terras públicas ou privadas. As condições para a realização de pesquisa científica e visitação pública nas áreas sobre domínio públicos serão estabelecidas as exigências e restrições legais.

Nas áreas sob propriedade privada, cabe ao proprietário estabelecer as condições para pesquisa e visitação pelo público, observada as exigências e restrições legais.

A Área de Produção Ambiental disporá de um Conselho presidido pelo órgão responsável por sua administração e constituído por representantes dos órgão públicos, de organizações da sociedade civil e da população residente, conforme se dispuser no regulamento desta lei.

Deu para entender alguma coisa? Alguém pode ajudar?

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

MDGV NÃO VAI A REUNIÃO COM XICO GRAZIANO