QUE FUTURO OS PREDADORES DE ALPHAHORROR PRETENDEM DAR AOS SEUS HERDEIROS ?


Hoje acordei em São Francisco Xavier , lindo distrito verdejante da cidade de São José dos Campos (SP) que a duras penas ambientalistas vem tentando deixar longe da sanha predadora de tipos como os que comandam Alphaville. Lá como cá na nossa Granja a batalha é dura e toda ação bem intencionada é sempre levada para lados obscuros por gente que pretende dar a movimentos que buscam apenas respeito às leis e qualidade de vida conotações ideológicas ou politico -partidárias. Estratégia menor de gente menor, anões éticos e morais que conduzem negócios escusos que visam apenas lucro. Às favas os bichos, o meio-ambiente, a ecologia, a qualidade de vida. Não bastam a eles a destruição que já existe. É preciso mais,  muito mais destruição em nome do lucro fácil.
À beira de uma cachoeira, hj em São Francisco Xavier antes de regressar a Sp , ponderávamos ,eu e o amigo dono da casa ali, sobre essa sanha assassina e predadora que o homem tem pois acima de tudo acha-se o senhor do universo, a única espécie a habitar o cosmos. Gente inclusive subletrada que nunca cogitou em imaginar que o planeta hoje seria melhor sem a nossa nefasta presença.
É sob essa argumentação que deixo aos prezados leitores desse blog e aos equivocadoss que defendem empreendimentos como Alphahorror uma peculiar sugestão de leitura : é o livro "O Mundo Sem Nós",   de Alan Weisman, premiado jornalista americano empenhado em demonstrar, com a ajuda de um batalhão de cientistas, que o planeta Terra não só não precisa da gente para continuar seu curso vital como deverá melhorar muito sem a nossa presença predatória. Há mais de ano e pouco sugeri essa leitura em meu blog pessoal http://www.todoprosa.blogspot.com/  e agora o faço aqui por motivos óbvios.


O livro é uma grande e estarrecedora surpresa  que alterna viagens ao futuro e ao passado, com digressões filosóficas e políticas. Não é livro de ecochato nem vem lotado de sermões ambientalistas. Weisman escreve como se fosse apenas um arguto observador olhando a Terra que já foi e o que vai virar sem a nossa nefasta presença.
Fascinante é lembrar que o livro de Weisman , lançado entre nós pela editora Planeta, não é ficção e seu autor percorreu lugares muito diferentes para responder à pergunta sobre o que aconteceria com a Terra se nós deixássemos de existir.Passou da reserva florestal de Bialowieza Puszcza, na Polônia, as antigas cidades subterrâneas da Capadócia (Turquia), a zona desmilitarizada entre as duas Coréias (um santuário de vida selvagem), aos poços de petróleo de Houston (Texas), os túneis do metrô de Manhattan, os hotéis abandonados de Chipre, o Canal do Panamá e por aí vai. Quer um exemplo de suas conclusões ? aqui vai : se deixássemos de existir os túneis do metrô de Nova Iorque estariam alagados em dois dias e Manhattan seria de novo tomada pelo leito do rio Hudson em pouquíssimo tempo. A mais estarrecedora constatação do livro de Weisman não é a certeza das tragédias que provocamos mas a convicção de que o mundo seria bem melhor sem o ser humano. Leia e constate.

Comentários

RUBENS disse…
é gente, de fato é muito triste constatar tanta falta de consciência, tanta falta de visão. Mas temos que fazer a nossa parte. Por exemplo, a São Camilo está sob a ameça de virar um corredor comercial, mesmo não tendo a menor condição, afinal, nem calçada tem. Acho que seria interessante firmarmos um pacto de não frequentarmos ou consumirmos em qualquer novo estabelecimento comercial que venha a se instalar nesta região.
Patricia d'Utra disse…
O homem chegou ao ponto de ser totalmente dispensável, ou melhor, necessariamente dispensável. Se a lucidez não tomar conta da mente humana, quem sabe não seria melhor que fossemos logo arrebatados...conheço bem a região de S.Francisco, nosso sítio fica próximo e me aterroriza essa invasão por lá também. Minha sorte é que, onde estamos, ainda é totalmente preservado.
Alberto disse…
Boicote!!!!!!

Rubens, muito boa sua idéia.

Apoio totalmente. Inclusive já não frequento mais nada na São Camilo, começando pelo restaurante Japonês que desmatou a mesma área também.

Boicote é uma coisa que funciona.

Somente os consumudires tem poder para mudar alguma coisa, pois envolve $$$

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

MDGV NÃO VAI A REUNIÃO COM XICO GRAZIANO