Trânsito da Granja Viana : acordamos tarde demais

 


Trânsito na Granja : acordamos tarde demais

 

      Em mais de 20 anos que moro na Granja Viana pouquíssimas vezes vi a comunidade local se mobilizar ao redor de uma causa. Uma das poucas exceções foi  quando o hediondo empreendimento Alphaville se estabeleceu entre nós violando toda sorte de protocolos ambientais e promovendo uma devastação assustadora que se tornou o marco inicial do começo do fim da Granja como a conhecíamos. Foi-se a utopia do refúgio verde e bucólico e começava o caos que vemos hoje com a verticalização acelerada sem a menor infraestrutura para isso. Sequer calçadas ou acostamentos na judiadíssima avenida São Camilo parece que apenas convertida em uma passagem para carros . As prefeituras de Cotia e Carapicuíba ainda não sabem a diferença entre carros, pedestres e ciclistas.

    Isso posto chegamos a março de 2023 com a situação muitas vezes pior do que o já remoto 2009 quando esse blog e o movimento em defesa da Granja Viana  foi inventado em consequência do que chamávamos de “Alphahorror”. Ironia do destino é que esse empreendimento que deu prejuízo para seus idealizadores se tornou de nossos males o menor. Mas foi o delta zero da irreversível degradação viária da região atingindo em cheio nossa mobilidade. Nosso direito de ir e vir.

    Tenho acompanhado com tristeza e interesse as discussões em grupos de Zap aqui da região e me surpreendi positivamente com a clareza de alguns argumentos e pertinência de algumas colocações. E uma coisa é certa : acordamos tarde demais para a questão da mobilidade granjeira. Como comunidade nada fizemos à medida que vimos espaços antes ocupados por casarões sendo vendidos e substituídos por prédios com pequenos apartamentos como se a vocação da região fosse essa. Sim, você pode argumentar que o crescimento é inevitável mas muitas mazelas poderiam ser evitáveis se vigorasse um mínimo de bom senso e de mobilização.  Deu no que deu e foi uma crônica de uma morte anunciada prevista aqui mesmo nesse blog como vocês podem atestar em posts passados,

    Algumas “otoridades” que jamais se preocuparam com essa degradação agora se posicionam como arautos da sabedoria festejando uma solução viária que ainda em teste é  comemorada como “grande solução”.  E, pelo que se vê entre os comerciantes e moradores, não é uma solução mas mais uma mazela  porque além de não ter solucionado o problema viário levou congestionamento para onde não havia.

    Se o problema da representatividade junto à prefeitura de Cotia não foi solucionado – quem ali nos representa ?-  é patente que essa “tentativa” de melhora do fluxo viário é movida por interesses pouco claros , alguns motivados por pressão de grandes incorporadoras que querem soluções para poderem vender a melhor preço suas quitinetes com vista para a devastação, Querem oferecer alguma “vantagem” a seus clientes já que a paisagem eles mesmo degradaram.

    A Granja Viana e seu caos no trânsito tá virando notícia bem além de nossas fronteiras. Isso é fato. Como fato é que acordamos muito tarde. Resta saber se o debate em torno do assunto vai surtir resultados. Do contrario seguiremos sendo reféns da “política” empreendida pelas prefeituras de Cotia e Carapicuíba que parecem nos dizer todos os dias : “ o que posso fazer por você granjeiro pra piorar a sua vida ?”.

 

Ps. e por falar em promessas antigas , cadê o acesso de Alphaville até o km 26 da Raposo que foi prometido quando liberaram a devastação ambiental?


Comentários

O jornal GRANJA NEWS acaba de publicar reportagem com o título "Comerciantes da Granja Viana se unem para pedir o fim do teste de mobilidade".

Desde o inicio dos testes para a mudança de trânsito nas avenidas São Camilo e José Felix, é clara a constatação que a tal mudança vem causando mais caos e transtornos do que solução. Mais ainda, vem provocando prejuízos de todos os tipos para os comerciantes daquela região. Desde a falta de clientes à perda de mercadorias (produtos perecíveis que ficaram à mercê com a queda do movimento, por exemplo).

Desde o início do teste, como consumidor do comércio local, passei a não utilizar mais nenhum dos serviços nas avenidas São Camilo e José Felix - isso quer dizer, supermercados, padaria, postos de gasolina, bares e restaurantes, e outros serviços. Conversando com vizinhos (moro na Fazendinha), muitos deles pararam de consumir naquela mesma região devido ao absurdo que temos que enfrentar - é necessário rodar quilômetros a mais, muitas vezes em círculo, e enfrentar trânsito pesado para uma simples ida a um restaurante, salão, mercado ou pizzaria, por exemplo.

A razão do caos, na verdade, é o excesso de obras em locais onde não existem nem mesmo calçadas para os pedestres - imagina então para a construção de novos condomínios e prédios que a própria prefeitura de Cotia autoriza. A responsável pelo caos é somente a prefeitura, que permitiu o avanço inconsequente de condomínios e prédios em locais inapropriados e incapazes de receber mais fluxo de automóveis. Estamos pagando preço alto pela gestão pública sem competência.
Vamos dizer "NÃO!" à essa mudança que vem trazendo - e já trouxe - prejuízos a todos, incluindo estudantes, pais de estudantes das escolas naquela região, moradores e comerciantes - que estão vendo seus clientes buscando novas alternativas (no comércio conquistar clientes já é difícil. Perdê-los é muito fácil).

Sergio Tulio Caldas - Fazendinha

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