Veja como foi nosso encontro de agosto, com a palestra “Relação entre Saúde e Modo de Vida”




Por Heloisa Reis, com contribuições e fotos de Victor de Andrade Lopes



O nosso encontro de agosto teve a participação do convidado Thomaz Sampaio, que assumiu tanto o sarau quanto a conversa. Violonista e psicólogo, ele nos encantou com “Romance de Amor” (Antônio Rovira), “Recuerdos de la Alhambra” (Francisco Tárrega), Minueto em Sol Maior (J. S. Bach), “Romaria” (Renato Teixeira) e “Sons de Carrilhões” (João Pernambuco).

Depois da belíssima apresentação, Thomaz aborda a Trilogia Analítica criada por Norberto Keppe, psicanalista, filósofo, cientista social. Keppe denominou seu método de Trilogia, pois é o resultado do estudo do sentimento, pensamento e ação no ser humano.

Estudando e acompanhando casos em seu consultório ele descobriu o que chama de inversão psíquica: esta inversão consiste em ver-se o mal em coisas que fazem bem e vice versa. Por exemplo, sentir raiva do seu trabalho quando na verdade o trabalho é um bem, ou sentir enorme prazer em fumar quando sabe-se que o fumo é prejudicial. A persistência na atitude inversa leva a todas as doenças no ser humano, assim como a conscientização desse processo pode levar à cura.

A inveja – no sentido que vem do latim, in-vedere, não ver – é, segundo a Trilogia, a base de todos os males levando à negação, deturpação e omissão de tudo o que é bom e construtivo : a Verdade, a Beleza e a Bondade.Da mesma forma as pessoas tendem a realizar o que Melanie Klein chama de Idealização Projetiva  que une a Inveja a Censura e a Projeção criando idealizações equivocadas. O encontro da mulher ou do homem “ideal” nos arroubos da paixão são exemplos.

Pode-se escapar disso ao usar sempre a Consciência e a Dialética enxergando o mal em todo bem e vice versa. Ver os opostos. Lidar com o não-ver.

Thomas ainda fala de Nikola Tesla, um cientista afastado pelo poder econômico que descobriu a energia escalar – capaz de mover a matéria sem uso de petróleo e economizando a energia elétrica em cerca de 90%.


Nossa conversa teve espaço também para as mais diversas teorias da conspiração: Thomaz afirma que vacinas, por exemplo, são comprovadamente inúteis, e que nunca se registrou um caso de poliomielite em uma pessoa não vacinada. Além disso, ele afirma que os rumos do mundo são ditados pelo Clube Bilderberg e pela Comissão Trilateral, grupos que envolvem os mais importantes políticos e empresários do planeta.


Fica claro que os rumos de nossa sociedade foram comandados para as guerras, o uso do combustível fóssil e agora para o consumo de drogas, pois todos esses itens foram e ainda são enormes fontes de lucro de grupos difusos e velados pelo sistema econômico dominante, ainda vigente.

Para saber-se mais a respeito dessa nova forma de pensar que nos introduz às possibilidades de tomarmos as rédeas de nossa saúde, de nossas curas e da felicidade em nossas vidas basta aprofundar-se um pouco mais nas leituras indicadas:

·  A Origem das Enfermidades” e “A Origem da Sanidade”, ambos de Norbeto Keppe;
·  O ABC da Trilogia Analítica”, de Cláudia Pacheco.
Basta entrar no site www.protoneditora.com.br e encomendar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

MDGV NÃO VAI A REUNIÃO COM XICO GRAZIANO