Veja como foi nossa segunda Conversa ao Pé da Granja!



Por Victor de Andrade Lopes

O nosso segundo Conversa ao Pé da Granja teve a presença da professora e pesquisadora Maria Conceição D'Incao, ex-livre docente da UNICAMP. Infelizmente, por motivos de força maior, não conseguimos uma apresentação musical para o evento, então fomos diretamente para a conversa.

Em tom informal, e sentados em roda num canto mais quente e aconchegante do João do Grão, Maria e os presentes discutiram o consumo na sociedade e suas implicações. O formato de palestra foi então agradavelmente substituído por uma democrática roda de conversa que levantou importantes questões: como resistir às tentações e às compras compulsivas? Como passar esses valores aos nossos filhos?

A segunda pergunta é fruto de uma preocupação crescente. Uma das pessoas presentes relatou que, segundo sua esposa, que trabalha em uma escola pública de Carapicuíba, mesmo as crianças mais carentes sentem a necessidade de consumir para se sentirem incluídas na sociedade.

Segundo a socióloga, as escolas públicas do Brasil já foram boas – os pais só costumavam enviar suas crianças a instituições particulares quando queriam que ela tivessem uma educação rígida e/ou religiosa. Contudo, a ditadura militar teria sucateado o nosso ensino e criado a necessidade de instituições particulares, um modelo que se mantêm até hoje e que nos obriga a consumir um serviço pago que deveria ser livre.

A televisão também foi motivo de discussão – enquanto alguns preferem mantê-la desligada, outros assistem, mas com filtros próprios para o conteúdo publicitário.

E você, o que pensa sobre o consumo hoje? Você compra as coisas sem refletir antes, ou só põe a mão no bolso após uma consulta à sua própria consciência?

Comentários

Helô Reis disse…
Muito importante esse assunto para reflexão! São novos os tempos!
Délia Costa disse…
Quando percebo que em casa tem TANTA coisa que não usamos começo a perguntar pelo motivo real de se ter comprado tudo isso? Propaganda?

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

MDGV NÃO VAI A REUNIÃO COM XICO GRAZIANO