Conscientização Ambiental


A consciência ambiental só será possível se houver percepção e o real entendimento do valor do meio ambiente natural em nossas vidas. Quando as pessoas realmente entenderem que esta questão afeta diretamente suas vidas e que muitas vezes o que foi prejudicado não tem volta, só então o meio ambiente não precisará mais de defensores.

A sociedade terá que compreender que preservar o meio ambiente é preservar a si próprio e prejudicá-lo, afeta tudo à nossa volta.
O Brasil tem vantagens ambientais que não são aproveitadas, muito pelo contrário, é permitido que essa falta de entendimento comprometa riquezas como a Floresta Amazônica, a maior floresta tropical do mundo, que é um exemplo clássico do descaso nacional.

Mas, se nada for feito com urgência, um perigoso destino aguarda as próximas gerações que serão prejudicadas pelos impactos ambientais e desperdício dos recursos naturais.

A falta de consciência ambiental da população é refletida na sujeira das cidades, com lixo jogado nas calçadas, rios, esgotos, córregos, etc.. Pessoas jogando lixo das janelas de seus carros, e não apenas pedacinhos de papéis, mas até mesmo caixas.

Será que não sabem que essa atitude impensada e comodista entupirá bueiros e causará enchentes?

O meio ambiente não pertence a um determinado país, pertence à humanidade, este é o direito difuso expresso nas leis em defesa do consumidor, preservação ambiental e cultural.

Ter consciência ambiental é agir pensando nas conseqüências, substituindo produtos poluentes por similares ecologicamente corretos, por exemplo.

A natureza não possui recursos infinitos para satisfazer o modelo consumista e imprudente da sociedade contemporânea, como bem vem demonstrando as catástrofes por todo o planeta.

Precisamos viver os desafios criativos do século XXI e modificarmos comportamentos presos ao século passado.

A tarefa não é fácil, mas será sem dúvida um prazer deixarmos de usar a técnica primitiva das queimadas que tanto prejudica a camada de ozônio e os pulmões, pararmos de jogar esgotos nos rios e podermos desfrutar da sua presença na paisagem.

As situações transformadoras são muitas e felizmente começam a ser desejadas por um número cada vez maior de pessoas.

A situação é emergencial, entretanto ainda existem aqueles presos ao modelo de desenvolvimento retrógrado, onde tudo podia ser feito em nome do lucro.

O espelho deste pensamento é visível nas cidades atuais, que as leis ambientais pretendem alterar, que não elimina necessárias transformações individuais, onde cada deve fazer a sua parte.

Comentários

Alvaro disse…
A importancia da atidude ambiental deveria passar pelos políticos,poder judiciario,fiscais e etc.
lembro que meus funcionários recebem orientações de como proceder com um papel de bala,não queimarem restos de jardim usar a composteira,não desperdiçar água,reaproveitar embalagens e muito mais.Eles levam estas atitudes para seus lares e assim aumentamos o numero de pessoas responsáveis ambientais,diferentemente de algumas empresas que usam este termo somente para beneficios própios.

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

MDGV NÃO VAI A REUNIÃO COM XICO GRAZIANO