Carapicuíba, terra-sem-lei


Estamos no meio da turbulência de uma invasão sem controle.

A mata vai, pombais chegam sem conceito, sem planejamento e principalmente sem respeito à natureza e à vizinhança.Sim, nós, nós mesmos.

É isso que os grandes empreendedores esquecem, das consequências, que a implantação de novos condomínios causará problemas imensos para o entorno.

Se os inúmeros desmatamentos não foram suficientes para mobilizar as pessoas, será que os prédios serão?

Não é de desesperar sabermos que, em pouco tempo, poderemos abrir nossas janelas e nos depararmos com verdadeiras aberrações cinzentas? Isso não é terrorismos não, o Plano Diretor foi modificado e prevê a construção de prédios de até 12 andares. Bem ao lado do Pallos Verdes.

Será que pensar na possibilidade, não mais remota, de que nossas casas se transformarão em quintal de prédios, não nos impulsiona?

É necessário maior envolvimento dos moradores da Granja Viana e arredores, precisamos fiscalizar pois a lei se vai junto com a enxurrada.

Começou dia 4/2 o o Blog do Plano Diretor Participativo que promete :”estreitar ainda mais a comunicação com a população”.

Algo vai mudar, mas o que?

Comentários

Anônimo disse…
Painel politico

http://painelpoliticooeste.blogspot.com/

Denuncie os politicos!!!
Granja Carolina disse…
O problema não é casa sem quintal ou ainda como chama, a meu ver de forma bastante inconveniente, dos “pombais” sem conceito, o problema e a falta de infra estrutura para receber tamanho adensamento.

Fugindo das questões que muitos, também chamam de forma inconveniente de “ecochatos”, vamos falar de hospital, escola pública, esgoto, água, drenagens das águas pluviais e trânsito.

Tenho a certeza que na hora da aprovação de qualquer projeto, nunca, mais nunca a administração pública leva em com estas questões.

Pois, eles acham que estas são questões que vão ser incorporadas ao SOFRIMENTO diário, logo de difícil mobilização coletiva.

Cada um terá que sofrer a seu modo a penitência diária.

Logo, o que as pessoas precisam aprender,no caso da Granja Viana - Carapicuíba, ou melhor, serem alertadas é de que o perfil oportunista do mercado, tira vantagem do espaço entre um velho plano diretor de Carapicuíba 1999( alterado pela Lei 2832 de novembro de 2008 - a toque de caixa na saída do prefeito Fuad Gabriel Chucre, quando o antigo já deveria ter sido elaborado.

Como qualquer empresário é um animal oportunista, costuma caçar onde pode investir menos e ganhar mais, a oportunidade se abriu com a ajuda do Fuad.

Aos olhos destes, "especialistas nas vantagens", Carapicuíba é um lugar maravilhoso, com grande população pobre, com uma administração de "esquerda", isto é, conservadora sob aspectos econômicos e social progressista.

Pra qualquer "animal oportunista"- especulador imobiliário - uma combinação extraordinária para fazer negócios.

Claro que é maravilhoso que mais pessoas possam morar dignamente.

Claro que é maravilhoso que mais e mais pessoas possam ascender socialmente.

Claro que é maravilhoso que mais e mais pessoas possam deixar de morar em favelas.

Mas tudo isto seria muito mais maravilhoso se fosse responsável, se não ajudasse a deteriorar os atuais espaços; já vimos estas histórias se repetir no Pari, Campos Elísios, Bela Vista, Centro de São Paulo e muitos e muitos outros bairros da cidade de São Paulo, onde, a especulação imobiliária livremente pode fazer o “planejamento urbano”.

Logo, o problema não esta no minha casa minha vida, mas sim na desproporcional vantagem do segmento imobilíario no adensamento irresponsável.

No caso da Granja Viana- Carapicuíba, fica claro que o adensamento de um lado jogo o problema para o lado da Granja Viana de Cotia.

São nas ruas da Granja Viana de Cotia que desembocarão carros e mais carros, Vans e mais vans, ônibus e mais ônibus, caminhões e mais caminhões.

O problema é a falta do Estudo de Impacto de Vizinhança ( EIV) e a Granja Viana de Carapicuíba apresenta "vantagens" de todos os lados, para os animais oportunistas.

O EIV, como ferramenta, possibilitaria alterações de projetos e medidas corretivas nas repercussão ambiental ou na infra-estrutura urbana.

A população poderia participar, através de Audiências Públicas e, teria assegurada suas reivindicações de alterações antes da decisão final sobre o projeto.

Será que este é um caso de “ecochato” ?
Alex Colaneri disse…
É, realmente não dá pra entender como que podem liberar algo assim como estas construções que certamente irão prejudicar a população e a natureza locais.

Não faz sentido algum pois qualquer pessoa de bem não liberaria isso.
Ricardo Soares disse…
as vezes assusta de fato a letargia generalizada da maioria dos moradores da Granja que ao se refugiarem nos seus abrigos-casulos-casas com todos os confortos embutidos se esquecem que os cupins predatórios estão agindo impunemente para irem destruindo bem rapidinho as nossas ilhas de conforto... quando acordarem pode ser tarde demais
Alvaro disse…
hoje passando por Alphaville,me deparei com o pessoal retirando terra da calçada e devolvendo ao terreno e outros tirando o da rua e jogando no bueiro,pedi para pararem que a cidade já está alagada mais que o suficiente,mas riram e continuaram,quando fui procurar o eng. no escritório fui atendido por um segurança que falava ao telefone e me atendeu de meias,ridículo.Resolvi procurar o eng. na obra mas as 9:07 ele não havia chegado,contei do ocorrido.
Fui embora e próximo do Nicolau lá estavam os que riram da minha cara e outros fazendo a mesma coisa,peguei o carro e parei em cima do bueiro e impedi que continuasem,até que veio o encarregado e mandou que jogassem tudo para dentro do terreno,os engraçados e despreparados funcionarios de alphaville passarm rindo da minha cara.Outra coisa que me deixou impressionado foi o fato de eles tirarem terra da entrada da obra e plantarem palmeiras pequenas,agora eles resolveram colocar a terra na altura do muro e replantarem as palmeiras,assim quem passa na rua pode ver que beleza será este empreendimento.
Patricia d'Utra disse…
Inacreditável, Álvaro. Porém, previsível. Também me sinto de mãos atadas, desrespeitada, enfim, refém desses caras... Espero, de coração, que algo efetivo seja feito e que essa piada tenha fim. Feliz para nós e principalmente para a natureza que tanto amamos!!! Sorte!! bjs
Minha casa minha vida vizinho dos ricaços da Granja, rsrsrs. Meio ambiente que nada, o que vocês querem é o pobre longe de vocês, os carapicuibanos só servem de mão de obra pra vocês, agora segurem o prédio de 11 andares já em construção do ladinho da casa de vcs. Eu amo a causa ambiental, mas a social que conduz os homens a serem mais aptos a compreenderem o que é ambientalismo, ou seja, acabe com a desigualdade social, depois crie meios de acabarem com a ignorância.

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

MDGV NÃO VAI A REUNIÃO COM XICO GRAZIANO