ALPHAVILLE E A DETESTÁVEL ESTÉTICA DAS PALMEIRINHAS


Essa é uma foto do Alphaville Lagoa dos Ingleses,empreendimento de gosto duvidoso nas cercanias de Belo Horizonte. É o modelão Alphaville de verde e desenvolvimento sustentável. Cimento, cimento, estética Miami e palmeirinhas... tudo a ver com Granja Viana né ??
--------------------------------------------------------------------------------
Parece até piada pronta mas não é. Seria cômica não fosse trágica a obviedade dos empreendedores, paisagistas, arquitetos do empreendimento ALPHAHORROR Granja Viana esse hediondo "presente" de devastação e agressão ao meio ambiente que o grupo Gafisa legou aos moradores de nossa região nesse triste ano de 2009 que agora se finda. Cômico/trágico porque quando a gente pensa que eles terão um mínimo de criatividade em meio ao caos que criaram ( criaram e criam pois continuam trabalhando impunemente sem respeitar o embargo num acinte sem precedentes aos principios da lei) eles continuam óbvios, ridículos, previsiveis. Foram autorizados a realizar apenas obras de terraplanagem mas trabalham como se nada estivesse acontecendo e por trás dos rísíveis tapumes verdes que ergueram para esconder a devastação agora os "nouveaux riches"" estão plantando as indefectíveis palmeirinhas de Miami , símbolos incontestes do estilo Alphaville de ser , aquela breguice empastelada de maquiagem,argamassa, gesso, dourado, oncinhas e  silicone made in Miami e Beverlly Hills.Ou seja mais previsíveis impossíveis. No lugar dos 300 mil metros de mata atlântica que devastaram com o beneplácito de nossas autoridades municipais e as estaduais ambientais agora chegam as palmeirinhas que nada tem a ver com a vegetação da região.Nada contra elas, tadinhas, a não ser pelo fato que representam exatamente a estética, são o logotipo do "way of life" de Alphaville e sua peruagem pseudo- chic. Dio Mio, como lutamos para nos afastar dessa gente. E agora eles estão no  nosso caminho com tudo aquilo que consideramos uma afronta ao nosso bem estar mental , estético e ético. As palmeirinhas que começam a ser plantadas, o desenho do que se apresenta ser mais um empreendimento árido e segregacionista do grupo Alphaville/Gafisa só nos dá a certeza que no ano que vai se iniciar devemos nos manter unidos para continuar a tentar impedir um conluio monstruoso que parece estar se criando, um anel de cimento, aço e breguice que quer acabar de vez com a qualidade de vida na nossa região. Muitos incautos interpretam erroneamente que o Movimento em Defesa da Granja Viana é apenas um movimento contra Alphaville. Errado. Somos um movimento a favor daquilo que sempre acreditamos quando pra cá viemos. Paz de espírito, verde, anti-consumismo, solidariedade , respeito ao próximo e ética. Tudo o que estamos vendo esvair  com a verticalização, devastação e criação de empreendimentos bregas para atender a uma clientela detestável. Não se enganem.Será preciso muita união e muita luta para evitar que a turma que curte as palmeirinhas triunfe. Queremos nosso verde de volta. Vivemos na Granja Viana e não em Beverlly Hills.

É isso o que querem fazer na Granja Viana...


Comentários

Patricia d'Utra disse…
Nossa Ricardo, você já falou tudo o que eu queria.Sendo mais explícita, "cada macaco no seu galho", (ih...mas nem isso o Alphaville Urbanismo permite!!!). Bom, quis dizer, o grupo dos corrimãos dourados tem um tipo de vida que nós, do mato, não almejamos. Respeito que pensem de forma diferente, mas também temos que ser respeitados da mesma forma e nosso mato também!!! É isso que precisam entender, que assim como amam o que reluz, nós amamos o verde e todos os que nele habitam. Por favor Alphaville e grupo, deixem que a natureza continue seu rumo natural,, não abreviem isso!!!! Aliás, cito aqui um texto
de um filósofo chinês Tchuang-Tseu, que acredito ser apropriado:
"Na região de Chiang-Shih, no estado de Song, há lindas florestas de plátanos, amoreiras e ciprestes. Acontece que, quando atingem dois ou três palmos de altura, algumas dessas árvores são cortadas para servir de poleiros; das que medem quatro ou cinco palmos, há algumas que são cortadas para fazer estacas e, das que chegam aos sete e oito palmos, muitas são serradas para tábuas de caixões. Assim, nenhuma destas chegou ao termo natural da sua vida, nem pôde desfrutar, do alto de seu cume, a imagem do mundo para a qual tinha sido criada e, a meio do seu destino, caiu sob os golpes do machado. Este é o perigo de ser útil..."
reginatcoh disse…
Boa tarde!
Saudades de escrever neste blog, estava esperando novo post que chegou de forma providencial, parabéns Ricardo!!!

Pois é, como disse a Patricia, há pouco a acrescentar pois todos que querem a preservação da Granja conjugam os mesmos verbos e pensam de forma semelhante.

As máquinas estão a todo vapor trabalhando no maldito alphahorror, parecem estar em meu jardim, não aguento mais... caso estes desnaturados consigam levar avante seu indigesto projeto não há como requerer a doação das terras da Granja Carolina à comunidade da Granja a fim de ressarcir a região pelos danos causados pelo desmatamento da S.camilo? a compensação obrigatória por lei (hahaha...)não daria uma área replantada com área semelhante à Granja Carolina?


Infelizmente acredito no ditado "o que não tem remédio remediado está" , daí minha proposta. Mário, o que você acha?

Bem, mudando um pouco de tema: o shopping, que transtorno e que "bagunça" está fazendo... socorro MDGV!!!

Afetuosos abraços,
Regina :O
Granja Carolina disse…
Os empreendimentos Alphaville refletem uma forma de viver que nega a realidade através da estética infantilizada do entretenimento, comum nos parques de diversão e parques temáticos e cidades turísticas é a estética DISNEY & MIAMI .
Com esta estética, a vida, ilusoriamente, se aproxima da perfeição, impossível de ser alcançada no mundo real. Na representação da infância estendida, adultos podem celebrar a fantasia e forjar uma vida diversa das desfiguradas periferias como as de Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana do Parnaíba e muitas outras localidades pelo Brasil afora.
A multiplicação da estética de regozijo é proporcional a falta de saneamento e planejamento somados à miséria; não é por acaso que este modelo se inicia na beira do mais fétido rio do Estado de São Paulo, o Tietê.
No primeiro Alphaville da década de 70, o modelo DISNEY & MIAMI foi testado ao máximo, lá o provincianismo estético do gozo – onde a vida perde seu status em favor da estética- o fedor do rio e da pobreza não é percebido e a diversão ilusória de viver, garantida.
No modelo DISNEY & MIAMI, viver é ter a fantasia protegida pela segurança armada que fornece as garantias do gozo diário, bem distante da vida, do mundo real cotidiano e longe dos problemas das pessoas comuns e das ruas.
A gafe da Gafisa/Alphaville, no seu novo empreendimento localizado na Granja Viana foi a repetição do velho modelo implantado na década de 70 do século passado, totalmente ultrapassado e desalinhado com as novas posturas ambientais, éticas e sociais a que toda empresa séria deve ter, mas ao invés de escutar o clamor da sociedade e dos vizinhos que lá moram há mais de 30 anos e que queriam uma adequação do projeto à realidade local, revelou sua cara autoritária e truculenta aos olhos de todos.
Por capricho, continua a prender-se a uma estética ultrapassada, fora dos dilemas atuais, sacramentando a estética totalitária, que tira partido da ignorância do consumidor, afastando-o do pensamento ambiental, encorajando-o ao desperdício.
Poderia inovar, evoluir, implementar, adequar e harmonizar-se com uma sociedade que lhe abre os braços.
A Gafisa/Alphaville que tem suas ações nas bolsas de valores não se preocupa nem com seu investidor, que em ultima análise é quem paga seus empreendimentos.
Hoje o investidor que aplica seu capital nesta empresa corre o risco de ser confundindo como desmatador, truculento, desrespeitador das leis, infrator ambiental e muito mais
Fau Barbosa disse…
Oi pessoal, eu sumo, mas apareço...! foram meses conturbados e com muito trabalho...(nem conseguia ler o blog...rs...)
Ricardo, essas fotos tem mesmo cara de Miami...ou até mesmo tem cara de Alphaville/Barueri - nada contra, mas também nada a favor - para nós granjeiros que gostamos de "mato" e não de urbanização...é exatamente oq eu falei pro povo do shopping, "não me venham com paisagismo de palmeirinhas", a vizinhança quer árvores nativas e grandes"!!!
Eles tem sido parceiros e me disseram que o projeto não prevê palmeiras depois que a comunidade reclamou...vamos esperar pra ver!
Quanto à bagunça, Re, imagina eu que moro aqui na rua...mas como falei acima, eles tem limpado tudo todos os dias, e tem demonstrado que não querem causar incomodo...isso já tá valendo: consciência.

beijos
Ricardo Soares disse…
As considerações relevantes e até comoventes aqui colocadas por vcs todas só reforçam meus argumentos e me dão a consciência de que se temos que co-habitar com gente tão diferente de nós dentro do mesmo espaço que eles ao menos respeitem o "modus vivendi" dos que aqui vieram pra fugir do estilinho Barra da Tijuca, Alphaville,etc
Essa gente adota a tática da exclusão e nao do convivio social como estamos vendo desde sempre pelos empreendimentos horrorosos que já realizaram e realizam. De minha parte assumo a opinião de que não vim pra cá para tê-los como vizinhos...passei a vida fugindo de gente assim. Well...a luta pela conscientização continua

Fau, quanto a vc dê uma olhadinha ali para dentro da portaria do Alphahorror...as palmeirinhas já estão lá darling... não é ficção de minha parte não...o mau gosto dessa gente é obvio e ñão tem limites...quanto a vc dizer que "Eles tem sido parceiros e me disseram que o projeto não prevê palmeiras depois que a comunidade reclamou...vamos esperar pra ver!"
só pode ser brincadeira da sua parte depois de tudo que eles fizeram !!! eles são parceiros do que ??? me inclua fora dessa!!são parceiros apenas da depredação, predação, devastação...Alphahorror não trouxe e nem trará nada de bom para a Granja Viana a não ser trânsito, american way of life,estilosos do breganojo e demais exemplares de uma fauna deplorável que não acredita na flora ! preconceito? se for eu assumo que é !!! ou será que vc viu estilo de gente diferente lá na Alphaville Barueri ?
Anônimo disse…
O Serra foi correndo pra Cotia hoje (22/12/2009)
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/12/22/serra-critica-antecipacao-da-campanha-eleitoral-915318749.asp

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=serra-faz-corpo-corpo-diz-que-decisao-fica-para-abril&cod_Post=252098&a=111

Porque será?
Porque esse desmatamento foi delatado no Blog do PHA:
http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=24517

Pessoal vão lá no Blog do PHA e vão delatar esse fato.
Anônimo disse…
Maria em 20/dezembro/2009 as 14:55 PHA, li isto em um blog agora e achei um horror, você pode delatar isso para o MPF?
O Prefeito lá de Cotia, é do PSDB e amigão do Serra ( que defendia o que mesmo no COP-15?).
E a delação tem que ser para o MPF, pois não entendo o porquê, pelo que li no blog, que até o momento o MPE – SP e da Comarca de Cotia não tenha tomado nenhuma uma atitude. Será que não sabem desse empreendimento?

http://todoprosa.blogspot.com/2009/07/alphaville-granja-viana-horror-total.html

http://www.paulohenriqueamorim.com.br/?p=24517
Mário disse…
O Serra esteve ontem em Cotia?
Será que ele passou pelo alagamento logo depois do Extra?
Eu presenciei cenas que até agora só havia visto na TV:
Um senhor saindo de dentro de uma combi, pelo teto da mesma, pois a água já estava quase encobrindo o veículo inteiro!!!!!
Outro carro, totalmente submerso, que foi surgindo conforme o nível da água foi baixando!!!!
Um homem que foi ajudar o motorista da combi estava nadando com largas braçadas!!!!
O pequeno comércio daquele local estava inundado!!!!
Observei tudo isso por muito tempo, pois a marginal da Raposo estava totalmente parada e todos chegaram a descer dos carros.
Não calculei o tempo que fiquei parado, mas com certeza deve ter sido entre 1 hora e meia a 2 horas.
O local fica exatamente na altura onde o Sérgio mora. Ele participou de algumas reuniões do movimento.
Esse trecho da Raposo estava totalmente parado, pois um pouco adiante outro alagamento impedia a passagem dos carros.
Existem duas grandes obras nesse local, e até uma criança poderia prever que esse tipo de problema iria ocorrer.
Uma das obras é o Hipermercado Atacadão e a outra é o viaduto que passa por cima do cruzamento entre a Raposo e a estrada da Roselândia.
Gostaria de saber se houve análise de impacto ambiental para esses casos! Duvido!!!!
E se houve, devem ter feito a avaliação igual a que foi feita no desmatamento da Granja Viana!!!!!!
Grande parte dessas águas vem descendo da área onde fica a Granja Carolina.
Imaginem se ocorrer uma grande impermeabilização nesse local.
Além de Itapevi, Cotia também será inundada cada vez mais!!!!
reginatcoh disse…
Bom dia!

Ricardo, acho que houve uma confusão, a Fau defendeu o pessoal do shopping, não do alphahorror; entretanto, devo discordar da Fau no quesito preocupação ou parceria: deixei de frequentar a academia e o Wall Mart para não me irritar com a péssima alternativa que ficou para a marginal, esburacada, prioridade para os caminhões, lama e poeira 100% do tempo sem falar no estrago que fizeram no canteiro e isolamento do ponto de ônibus (tenho filhas que utilizam ônibus e preciso deixá-las em outro lugar pq ali tornou-se impossível. Por isso, querida Fau, não creio serem os empreendedores do shopping tão diferentes dos do alphahorror: podem ser melhorzinhos mas não deixam de ser inconvenientes.

A meu ver os grandecíssimos culpados por esta verdadeira avalanche de projetos com cunho progressista são nossos (nada) ilustres governantes que parecem ter interesses escusos (melhor assim definir...) e declaram serem normais e toleráveis as situações provocadas por estas construtoras.

Não sou contra por ser "espírito de porco" ou desocupada mas, sim, por não acreditar que o progresso chegue baseado em destruição, em prol dos interesses de poucos, na contramão dos ideais característicos de uma região.

Quem veio para a Granja não foi à procura de shoppings, alphahorrores, prédios, etc...

Defender estes emprendimentos é ajudar a emitir o atestado de óbito da Granja e eu não quero meu nome assinado embaixo....

Abraços a todos e os meus sinceros desejos de um Natal maravilhoso!!!

Regina :)
reginatcoh disse…
Bom dia!
Dei uma olhadinha na colocação do Anônimo, olhei os links e não entendi a que veio...

Os que frequentam este blog sabem que os comentários referem-se à Defesa da Granja Viana. Já houve retaliação a pessoas que dele quiseram usar para trampolim político.

Eu, pessoalmente, posso garantir que hoje o que mais me causa asco são os políticos , por isso parei de ler os jornais da região, que além de farta propaganda servem de palanque político aos articulistas.

Ricardo, por gentileza, você pode pedir para que pessoas interessadas neste ou aquele partido escrevam em blogs mais adequados que não este?

Mario, como sempre suas observações são contundentes. Quem sabe na próxima inundação o Sr Xico Graziano não possa emprestar à Defesa Civil aquele super barco que possui?

Abraços,

Regina :O
Granja Carolina disse…
Respondendo a FAU

Gostaria de afirmar que na área do SHOPPING existem córregos, nascentes e brejo aterrados, onde não foram respeitados os recuos de lei.
Após o início das obras, depois de fortes chuvas, a Raposo Tavares já fica alagada e cheia de barro e lama passando a ter somente uma pista em direção a São Paulo.
Os córregos que antes captavam as águas pluviais, o brejo que absorvia parte do excedente das águas, agora estão aterrados.
Quando o shopping estiver pronto, com toda a área impermeabilizada, jogando um volume enorme de água no córrego, a rodovia poderá ficar intransitável.

Se morrer algum ente querido por conta do caos instalado?
Será mera fatalidade?
Ou os PARCEIROS vão mandar flores?

Está na hora de deixarmos de acreditar nos reformadores da natureza e em falsas PARCERIAS, afinal a conta será paga por nós moradores da região e usuários da rodovia.
Aliás, já estamos pagando, a prefeitura de COTIA é que está pagando as despesas de “parte” do transtorno, basta ler a placa instalada no local.
Um problema que não foi criado por nós pagadores dos impostos, existe uma canalização do córrego passando por debaixo da rodovia Raposo Tavares que precisa ser ampliada, Perguntamos: quem vai pagar esta conta?
Estão acontecendo enchentes nas juzantes (Baixo Cotia), por conta de todas as obras desenvolvimentistas e parceiristas, esgotando o já saturado sistema de captação de água, muitos não se interessam por estes problemas, porque afetam a população pobre e miserável de Carapicuíba.
Barganhas e parcerias funcionam na seca e tiram proveito da falta de informação.
Enquanto isso o empreendedor e os investidores já terão embolsado o lucro sobre o mau uso do solo.

Para constatar os fatos citados, basta verificar nos MAPAS DA EMPLASA.

Feliz Natal para aqueles que não acreditam em promessas e um ano novo dentro da lei.
Mário disse…
Granja Carolina disse:

"muitos não se interessam por estes problemas, porque afetam a população pobre e miserável de Carapicuíba"

Relatei anteriormente o que ocorreu em Cotia, em uma região onde passam os miseráveis, remediados e abastados.Pelo que relatou a Carolina, na região da Granja Viana isso também está ocorrendo.
Todos deveriam começar a prestar atenção no que o futuro muito próximo nos reserva.
As forças da natureza não distinguem classe social
reginatcoh disse…
Boa tarde!

Certamente, Mario, a natureza não perdoa, haja vista que todos os córregos, rios, etc que tiveram seu curso modificado procuram seu caminho natural; penso que o que foi canalizado pelo meu não parceiro shopping dará o ar de sua graça mais cedo ou mais tarde;

Aqui na Granja é corriqueiro lançar mão deste artifício da construção (canalizar as águas)para dar lugar a quintais de casas, platôs de shoppings, etc e TODO MUNDO sabe o que acontece, não é? é só questão de tempo... vide Rua Cascavel, mais um gasto para o contribuinte.

Menina Carolina, saudades de você... beijocas e o desejo de um Natal cheio de esperança,

Regina :)
Alvaro disse…
Precisamos estar atentos para alphavile agora no fim de ano,eles foram mais cruéis nos feriados,quando muitas pessoas não estavam em casa.Talvez queriam arrancar até os postes,afinal lembram arvores,imagino chegarmos em casa e não termos mais a mata e nem luz.
Meu desejo para o ano de 2010 é de menos senvergonhice por parte dos políticos ou usurpadores do poder.
Aos amigos do MDGV,eu desejo muita paz,alegria e vitórias.
Alvaro
Patricia disse…
Olá,
acompanho o Movimento em Defesa da Granja com interesse e pretendo frequentar as reuniões de quarta... vocês já voltaram a se encontrar nesse início de ano?
Uma questão: não está na hora da Granja Viana se desligar de Cotia, ser um município independente? Quantos habitantes são necessários para que uma região possa se constituir como município?? Me desculpem a falta de informação a respeito, vocês estão há mais tempo na Granja e certamente já esgotaram o assunto... Se possível me coloquem a par, ok?
Não vejo outra saída para a avalanche de abusos que certamente ainda está por vir....
Anônimo disse…
buy ambien ambien cr 12.5 mg argentina - order ambien online usa

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

MDGV NÃO VAI A REUNIÃO COM XICO GRAZIANO