O INFERNO É AQUI MESMO
Noticiou a BBC Brasil , IG e muitas outras fontes :
2009 foi o ano mais quente da história no hemisfério sul
"O ano de 2009 foi para o Hemisfério Sul o mais quente da história, segundo dados da agência espacial Nasa. Globalmente, o ano passado perdeu em temperatura apenas para 2005, considerado o ano mais quente desde que se tem registros do tipo no planeta.Os dados da Nasa mostram que a temperatura no parte Sul do planeta foi, no ano passado, 0,4º C superior à temperatura mais antiga de que dispõem os cientistas. A partir dessa referência, em 2005 a temperatura global foi cerca de 0,7º C mais alta.
A agência informa ainda que a década passada (2000 a 2009) foi a mais quente desde 1880, quando foram desenvolvidos os primeiros equipamentos capazes de medir temperatura com precisão.
O diretor do Instituto Goddard de Estudos Espaciais da Nasa (GISS, na sigla em inglês), James Hansen, explicou entretanto que o dado mais relevante é a tendência de alta nas temperaturas ao longo das décadas.
"Há uma substancial variação ano a ano da temperatura global que é causada pelo ciclo tropical El Niño-La Niña. Quando medimos a temperatura média ao longo de cinco ou dez anos para minimizar essa variação, descobrimos que o aquecimento global continua inabalável", disse.
Aquecimento global
Os dados apontam para uma clara tendência de aquecimento no planeta. Desde 1880, a temperatura subiu 0,8º C no mundo. Somente nas últimas três décadas, a alta foi de 0,2 graus.
Os cientistas do GISS acreditam que o aumento da temperatura global é causada pela presença de gases causadores do efeito estufa, como gás carbônico, na atmosfera terrestre.Mas o instituto enfatiza que variações na radiação solar, oscilações na temperatura do mar dos trópicos e fenômenos como El Niño e La Niña também afetam sensivelmente a temperatura da Terra".
E o mais louco, insano e insensato disso tudo é que todos os dias, todas as horas, segundos e minutos a maior parte dos seres humanos da globalização trabalham como "formigas abutres" de forma a não deter esse triste processo. Imolamos a natureza, o meio ambiente, consumimos árvores e vidas humanas para mais e mais industrialização, urbanização, depredação do planeta com seus carros, chaminés, fumaça, estradas de asfalto e paranóia delirante de um desenvolvimentismo tecnocrático que vai nos levar ao extermínio.
Parte disso acontece aqui do nosso lado na amada Granja Viana cada vez mais assolada por empreendimentos imobiliários comerciais ou residenciais que batem recordes de irresponsabilidade pois não estão se preocupando sequer com os seres humanos em volta, o que dirá com o meio ambiente. A avenida São Camilo continua a virar um corredor comercial sem lugar para estacionar e sequer com calçadas ou área de recuo. Alphaville- Alphahorror , a nossa mais dileta vilã ambiental prossegue seu curso devastador sem se importar com as restrições legais que impossibilitam suas obras . E assim vamos vivendo na esperança (vã??) de que um dia as coisas melhorem ou que autoridades ambientais ( ou não) ponham freio nessa corrida absurda que vai levar à degradação total da vida tranquila que aqui viemos buscar. Longe de ser discurso ecochato, isso é fato. O que está descrito acima em relação ao aquecimento global só atesta isso.
ps. minha casa aqui na Granja Viana continua ocupada mas me afasto do Brasil por tempo ainda indefinido em missão profissional em Angola. Todos os meus queridos e combativos companheiros do Movimento em Defesa da Granja Viana ( que paradoxalmente surgiu a partir da indignação diante da devastação empreendida por Alphaville-Alphahorror) estão mais ativos e animados do que nunca e prometem batalhar com muito empenho em 2010 na tentativa de deter as barbaridades impensadas que acontecem por aqui.Os sinais da degradação do mundo e da Granja são incontestes mas os boçais prosseguem como se não tivessem descendentes. Como se o mundo fosse só deles. Aqui mesmo nas minhas cercanias, no condomínio Terras do Madeira, cidadãos sem a menor consciência estão aterrando todos os charcos ao redor do lago com lixo e entulho de procedência duvidosa. Nosso blog, eu de longe, nosso Movimento, estão de olho neles e nos predadores. Quem não reage se conforma. Quem não se mexe não muda o rumo da história. Tanto a questão do lago aterrado no Terras como Alphahorror e outras tantas barbaridades continuarão a ser tema desse blog que estarei acompanhando de longe mas muito de perto. Outros colaboradores estarão aqui "mandando brasa" mas não se iludam que não vou sumir não. Uma das coisas mais notáveis da tecnologia agora é justamente oferecer às pessoas instrumentos para ficarem mais próximas mesmo quando estamos distantes fisicamente. Continuo torcendo e fazendo parte do time de homens e mulheres de boa vontade que acreditam num mundo e numa Granja Viana melhor pra se viver.oé que todos os dias, todas as horas, segundos e minutos a maior parte dos seres humanos da globalização trabalham como "formigas abutres" de forma a não deter esse triste processo. Imolamos a natureza, o meio ambiente, consumimos árvores e vidas humanas para mais e mais industrialização, urbanização, depredação do planeta com seus carros, chaminés, fumaça, estradas de asfalto e paranóia delirante de um desenvolvimentismo tecnocrático que vai nos levar ao extermínio.Longe de ser discurso ecochato, isso é fato. O que está descrito acima só atesta isso.
Comentários
Nós moramos em local que antigamente era preservado, porém, comprando nossas casas aqui, financiamos os construtores e empreendedores que destruiram tudo para lucrar com os condomínios.
O que Alphaville está fazendo é destruir a última área verde, por isso a grande visibilidade, mas na verdade todos nós juntos fizemos o mesmo no passado, em doses pequenas e paulatinas.
Que sirva de lição à nós, macacos que se acham os donos do mundo.
Lembro quando vç apareceu numa das primeiras reuniões e disse eu sou jornalista e posso ajudar no movimento
E como ajudou !!! E como este blog foi super importante e nem preciso dizer que vç escreve com a Alma e sem meias palavras
Obrigada por tudo e bom trabalho
Me atrevo a agradecer a vç em nome de todos que participam e simpatizam com o Movimento !!!
Quando nós provocamos a perda de um habitat natural, até o seu esgotamento, destruímos o equilíbrio do ecossistema local, trocando o vôo dos pássaros pelo das baratas, a companhia de uma jaguatirica ou outro animal qualquer por ratos.
Tragicamente, sofremos as conseqüências como deslizamentos, enchentes, falta dágua, seca, quando provocamos a morte e a destruição do habitat de outras espécies.
Qualquer pessoa sabe, ou mesmo, parece saber que, milhões de pessoas precisam viver em espaços cada vez maiores para a domesticação humana.
Mas, a população humana cresce muito, somos bilhões de habitantes, que exercem uma imensa pressão sobre os habitats naturais.
Podemos perceber o tamanho do impacto e este não se restringe a um lugar especial ou a uma espécie em especial, na natureza tudo está interligado.
Aplicando a matemática proporcional, somos causa e conseqüências do descomunal desequilíbrio, e dentro de alguns anos, nós seremos extintos pelos nossos próprios erros.
Alguma perda para a natureza?
Provavelmente nenhuma.
Mas toda, para aqueles que em delírios imaginaram não pertencer à teia ecológica, e pior, muitos de nós ainda não imaginam ter nenhuma relação com este fato.
Macaco Granjeiro, sua desilusão se restringe a alguns humanóides e não a todos.
Os participantes do Movimento em Defesa da Granja são habitantes deste planeta que acreditam na ocupação dos espaços com equilíbrio.
Afinal todos os animais depredam para viver, mas nenhum vai tanto às compras como os humanos do tipo “Alphavilleano”.
A presença desta espécie consumista é que acaba desequilibrando por completo o ecossistema, isto funciona como uma nuvem de gafanhotos em um campo de trigo.
Como você bem lembrou, antigamente os moradores da região tinham uma preocupação ambiental, tanto que recuperaram boa parte do entorno.
Mas hoje, a Granja virou moda, e moda é consumo, muitos dos que estão vindo morar na Granja, vem com este conceito consumista, e com este conceito vem o Shopping, sua catedral maior.
A vida em “condomínios” só reforça a competição do consumo, pois desconhecidos precisam mostrar diferenças individuais e exibição de poder.
As famigeradas exibições de carrões, casas cenários e habitantes sarados e plastificados, os donos do mundo.
Alphavilleanos se colocam como um grande sucesso, e o empreendedor Gafisa se acha o dono do mundo.
Pois é....., Macaco Granjeiro, parece que Nelson Rodrigues tinha razão quando afirmou que a UNAMINIDADE é burra, tinha a mais absoluta razão.
Quanto ao Grande Ricardo, agradeço de coração todo o empenho, dedicação, inteligência e acidez na medida certa. Sentiremos falta e daqui, te desejamos a melhor das experiências!!! Obrigada!
Parabéns Carolina pelo que escreveu.
Concordo plenamente!!!!!!!!!!!
Falo do desmoronamento de grande trecho de uma estrada que liga a cidade à Castelo Branco.
O motivo, quase nada divulgado até hoje, foi o desmate criminoso em topo de morro, o que deveria ser rigorosamente proibido, coibido, fiscalizado, etc....
De um local alto, próximo de onde moro, vi esse crime ser cometido em pouquíssimo tempo e já imaginava que algo de ruim poderia acontecer.
O desmate aconteceu em um ponto exatamente acima ao do desmoronamento!!!!!
Tenho prestado atenção aos noticiários e, apenas hoje, no jornal Bom Dia SP da globo, um repórter chamou atenção para o topo do morro.
Só pra lembrar: Grande parte da Granja Carolina está em Itapevi.
Mais um crime, mais falta de respeito às leis, mais impunidade.
Mário.
Concordo que fui tendencioso para o lado negativo. E concordo com as todas as réplicas.
Na verdade sei que existem pessoas preocupadas com o meio ambiente hoje, como todos vocês que frequentam o blog e contribuem para este movimento.
Porém minha indignação e desilusão é com a esmagadora maioria da humanidade, somos cerda de 7 bilhões e quantos fazem algo pelo meio ambiente ? Deve ser uma quantidade mínima. Por isso a generalização.
O Mário disse muito bem, que os erros do passado não são desculpas para o presente. Então vamos acertar daqui para frente ! Chega de destruição.
Porém mantenho minha posição, de que a presença de humanos é imcompatível com o meio ambiente (ao menos no nosso modo de vida).
Mesmo sem desmatar, a nossa presença traz uma série de impactos, interferências, desde a iluminação, poluição, contaminação, inseticidas, fossas, asfalto, etc... É uma questão muito complexa...
Trablho com educação ambiental e décadas se passaram sem que se consiga muito avanço... Somente nestas últimas gerações de jovens estou vendo alguma mudança tomando forma. Algo íntimo, em que a preservação não será algo imposto, mas virá da formação do caráter destas, e será transparente para elas.
Quando vi muitas pessas da granja se movimentando à favor do fragmento de Mata Atlântica que existia no local fiquei muito emocionado, isto já é uma mudança muito significativa, e um grande exemplo para as novas gerações que estão acompanhando todo o processo !!
Saudações a todos!