PASSEIO NA GRANJA CAROLINA - NOSSO DIA DE IRMÃOS CORAGEM

Vivi, vivemos  hoje um dia de Janete Clair. Um grupo do Movimento em Defesa da Granja Viana foi visitar o pessoal da Granja Carolina, ali perto do km 36 da Raposo, estrada do Pau Furado. Uma região ainda deslumbrante que agora é alvo do mesmo espírito ganancioso e predador dos devastadores da Granja Viana, a turma do aterro, cimento e desrespeito chamada Alphahorror. A idéia era fazer um belo passeio pela região. Ele foi feito entre risos, leveza e a certeza de que se forma aos poucos uma bela confraria de gente que deseja preservar a região com parcimônia. Fizemos o passeio mas vivemos nosso momento de "Irmãos Coragem" de Janete Clair pois o passeio  poderia ter sido mais leve  ainda não fosse a falta de gentileza  (mais uma vez) da turma do Alphahorror que nos forneceu escolta de jagunços armados (a cavalo como capitães do mato e de carro como convem a bandidos modernos)  em mais uma tentativa vã de nos intimidar.



Os elementos chegaram a dizer que não poderiamos fotografar ou filmar a paisagem ( linda por sinal como podem ver na foto) o que é o cumulo do despautério.

 Os ogros de Alphaville perderam de vez as medidas...fizemos o passeio assim mesmo e vamos fazer o possível para evitar que eles cometam ali os mesmos abusos que cometeram na avenida São Camilo onde seguem desrespeitando embargo e se comportando como nada tivesse acontecido. Como disse o pessoal do nosso blog irmão da Granja Carolina (lembrando o profeta Gentileza) eles sequer sabem o que é gentileza, cordialidade, espíritos desarmados. Eu poucas vezes na minha vida profissional vi empresa tão hipocrita que pratica um discurso pseudo etico e pseudo ambiental e se utiliza até de capitães do mato.

Agora, abaixo, reproduzo o que o pessoal do blog da Granja Carolina escreveu sobre nosso passeio e aproveito para agradecer aos ogros, vikings e hunos de Alphahorror que continuam monitorando cada passo do que escrevemos e fazemos... sosseguem seus desqualificados! somos gente de bem... estamos só passeando ... nunca atentaríamos contra a liberdade de ir e vir de ninguem como vocês fizeram. Não temos intenção de depredar nada como vocês. Só conservar. Conservar e de preferência fazer com que vocês paguem pelos danos ambientais que aqui continuam a fazer . Por que vocês não  nos esquecem e se mandam para onde são bem vindos ? o paraísos dos novos ricos ignaros ???vocês são os pesadelos dos granjeiros que querem qualidade de vida e meio ambiente. Fora Alphaville Urbanismo !

TEXTO DO BLOG DA GRANJA CAROLINA


O Grupo em Defesa da Granja Viana veio conhecer o espaço da Granja Carolina, uma gentileza mutua para a construção de um mundo melhor.


Um passeio maravilhoso com uma linda paisagem ao fundo e que precisa ser repetido por muitas mais vezes.
Entretanto, gostaríamos de deixar registrada a “GENTILEZA” do EMPREENDEDOR do ALPHAVILE RESERVA FLORESTAL COTIA.
Esta empresa providenciou uma comitiva de recepção ARMADA composta de dois CAPANGAS A CAVALO, ARMADOS DE PEIXEIRA mais uma equipe motorizada que “gentilmente” acompanharam todo nosso passeio de forma intimidadora, truculenta, que muitos acreditam que só seria possível nos confins do BRASIL, nós não estávamos no sertão, mas somente a 36 km da praça da Sé.Após esta demonstração de que o diálogo é uma palavra desconhecida da Alphaville Urbanismo, gostaríamos de perguntar:


O INSTITUTO ETHOS* apóia este comportamento?


O programa ONU – PACTO GLOBAL* compactua com estes atos?
OU ELES ACREDITAM EM:
FINJO QUE FAÇO E VOCÊ FINGE QUE ACREDITA.



gentileza gera gentileza , como dizia o profeta...

Comentários

Patricia d'Utra disse…
Infelizmente não pude ir ao passeio, mas acabo de ler o que aconteceu e estou estarrecida. Estão nos tirando a liberdade, com que direito? O mesmo que acham que possuem ao destruir nossas matas? Alguma providência tem que ser tomada por autoridades!!!! Corremos perigo ou é exagero????
Juarez disse…
É preciso mostrar o que ocorre, ocorreu e ocorrerá, às nossas autoridades, ao ministério público, ao nosso governador e nosso secretário estadual do meio ambiente, é preciso desmascarar empresas que se dizem defensoras do meio ambiente apenas para encobrir seus erros e destruição. Tentaram intimidar as pessoas que foram apenas dar um passeio e em momento algum ameaçaram a "propriedade", ao contrário, crianças, mulheres e pessoas de bem, foram ameaçadas e constrangidas, inclusive os habitantes do bairro vizinho foram taxados de perigosos pelos jagunços enviados pela Alphaville e a Alphaville Urbanismo usará como desculpa cínica a segurança, mentira e desculpas esfarrapadas para justificar seus erros.
O movimento deve solicitar ao governador nos próximos passeios a presença da Polícia Militar para nossa segurança contra a jagunçada da Alphahorror.
reginatcoh disse…
Bom dia!
Como havia dito, não pude participa do passeio pq minha filha está fazendo a prova do ENEM (daqui há pouco devo sair de casa, portanto serei breve).

NÃO ACREDITO!!!! Vocês chamaram a polícia? O que se passa na cabeça destes cretinos do alphahorror, pensam estar lidando com gentinha de sua laia? Que horror, aonde está o bom senso, aonde anda o despreparado aparato municipal na figura de seu governante, vereadores, etc, que parecem (???) coniventes com a bestialidade destes empresários (que, aliás, envergonham esta classe)??

Pena não ter participado deste passeio que foi programado para ser um belo, pacífico e didático encontro.

Menina Carolna, querida, peço desculpas em nome de toda gente grande, não que eu faça parte desta calhorda que atou como cangaceira em seu passeio, mas como gente grande que tem a obrigação de ser civilizada e consciente da grandeza de ser humano (acho que quero deixar de ser humana....)

Abraços,
Regina :(
reginatcoh disse…
em tempo: daqui a pouco, não daqui há pouco - erro imperdoável, desculpem-me.
Abs, :)
Mário disse…
Bom dia a todos!

Quero fazer meu relato do passeio com mais calma, porém quero responder à Adriana, Juarez e Regina que á fizeram comentários.
Assim que alguns de nós começaram a filmar e tirar fotos da paisagem, os capangas, que já vinham nos “escoltando” desde a saída do passeio, disseram que não poderíamos tirar fotos ou filmar.
Isso surtiu um efeito contrário, pois os que não haviam começado a fotografar ou filmar sacaram de suas máquinas, únicas “armas” que tínhamos, e passamos a registrar o lindo cenário ao redor.
Logo em seguida, chegou uma viatura da segurança do condomínio Vila Verde-Transurb. Começaram a conversar com alguns integrantes do passeio, eu estava distante e não sei o que foi falado, mas se eles fossem acompanhar o grupo eu iria dispensar essa outra “escolta” em respeito aos vizinhos do Vila Verde. Eu não preciso de segurança para visitar meus amigos e conhecidos.
Conheço grande parte desses moradores e sinto-me muito seguro em circular pelos arredores de onde moro. Até onde sei, nessa região, nunca houve caso de violência até essa data.
Repito: ATÉ ESSA DATA!!!!!!!!!!!
Com mais tempo, vou falar da maravilha que foi o passeio.

Abraços a todos.

Mário.
Patricia d'Utra disse…
só uma coisa que não entendi, esses capangas estavam nas terras "compradas"pelo Alphaville?? Ou onde o Mário mora?
reginatcoh disse…
Bom dia!

Mario, que tal mandar estas fotos a diversos jornais? Elas falam por si só, não acha?

Abraços,
Regina :)
Mário disse…
O percurso do passeio foi feito apenas em vias públicas. Em momento algum teríamos invadido propriedades particulares.
O local onde fomos "advertidos" a não filmar ou fotografar era em uma estrada pública que fica entre o Vila Verde-Transurb e a Granja Carolina. Nem mesmo dentro do Vila Verde fomos impedidos de circular ou fotografar, tanto é, que nosso picnic foi em um local público muito agradável, dentro do Vila Verde e ninguém nos impediu ou se incomodou.
O tempo todo a atitude do grupo do passeio foi de total paz, integração, informação, alegria, etc. Afinal, tratava-se apenas de um passeio.
Mário disse…
Patrícia, fomos seguidos por todo o percurso. Eles não estavam dentro da Granja Carolina, mas sim, juntos a nós, nas estradas. Só não entraram no Vila Verde, local de partida e chegada do passeio.
Alvaro disse…
imaginem se fizermos a mesma coisa com os futuros compradores de seus lotes de barro?
Deveríamos propor de fazer isso no stande de vendas no dia "D",que tal,ficamos com armas e muitos carros com senhores com ares nada amigaveis,será que eles iriam gostar?Onde anda o imbecil do José Lopes que não fala das asneiras que Alfhavela faz.
Alvaro
Alvaro disse…
É o país dos coronéis,é o que faltava aqui na Grande SP.Pior que nem minhoca eles deixam em paz,pois mexem na terra até acabar com elas tb.
Alvaro
Mário disse…
Agora, vou falar com mais detalhes sobre o passeio, principalmente a parte legal, apesar do episódio “Irmãos Coragem” não ter interferido em nada na alegria do pessoal.

Por volta de 8 horas da manhã do sábado, coloquei nos blogs a confirmação que o passeio aconteceria.
Às 10 hs uma garoa muito fina caía.
O pessoal foi chegando da Granja Viana e do Vila Verde.
A presença mais bonitinha foi a de uma bebê que representava a menina Carolina. Sorridente o tempo todo. Usava uma camiseta com as figuras da turma de amigos da Carolina. No momento da saída do passeio o tempo ainda estava bastante carregado, por isso ela foi para casa descansar e passou para nós, adultos, a missão de cuidar do futuro para ela.
Saímos às 10:30hs e em poucos minutos o sol começou a aparecer. Não despontou plenamente, o que foi bom, pois a temperatura estava agradável.
Antes de sairmos, próximo de onde estávamos, foram ouvidos alguns rojões. Estranho!?!?!?!?..... Nada estava sendo comemorado naquele momento a não ser nosso passeio!!!!
Apesar de sempre avistar a presença de pessoas a cavalo nas redondezas de onde moro, chamou-me a atenção dois “cavaleiros” que ficaram próximos de nós. Nem imaginava o que estava por vir.
Caminhamos poucas dezenas de metros com uma mata densa à nossa direita (essa mata está dentro da Granja Carolina) e logo chegamos na grande área de pasto da propriedade.
Nesse ponto, a paisagem ampla foi revelada e logo alguém começou a filmar.
O grupo estava um pouco espalhado e comecei a ouvir comentários que os homens a cavalo estavam dizendo que era proibido fotografar e filmar a paisagem.
Indignação geral!!!!!
Em segundos todas as máquinas que ainda estavam guardadas entraram em ação!!!!!
Mais à frente, apareceu um automóvel com mais dois “seguranças” e nos seguiram por um percurso grande. Os homens a cavalo ficaram juntos a nós até o final do passeio, inclusive ficaram do lado de fora do Vila Verde enquanto fazíamos o nosso picnic.
Voltando à parte realmente legal do passeio:
Um dos pontos de interesse foi a Vila das Três Cruzes.
Lá, todos ficaram sabendo a história das três cruzes, da sua festa, etc...
Seguimos até um ponto onde é possível avistar Alphaville-Tamboré ao longe...muito, muito longe....graças a Deus!!!!!!!
O curioso, e isso foi observado por alguém do passeio, é que próximo e logo abaixo a nós era possível avistar um lixão desativado, na mesma linha seguia a visão da parte densamente urbanizada de Itapevi e Jandira e mais adiante, a não menos densamente povoada, Alphaville.
Continuamos o passeio e voltamos a avistar paisagens infinitamente mais bonitas.
Passamos por sítios e chácaras. Nos pontos altos era possível ver a extensão enorme de matas ao redor e que iam até o horizonte.
Chegamos ao Bairro Quatro Encruzilhadas e todos souberam o significado desse nome.
Voltamos ao Vila Verde à 1:30hs e entramos pela portaria da parte baixa do condomínio.
Fizemos nosso picnic na área de lazer. Gastamos bastante tempo nessas horas de sacrifícios!!!!! Rsrsrs
Tinha cada coisa boa de comer e beber!!!!!!! Hummmm!!!!!!!
Conversamos muito, rimos muito.......
Se é possível dizer que alguma coisa boa sobrou do que tiraram da Granja Viana, foi o fato de eu ter conhecido pessoas muito especiais, tanto da Granja Viana como do Vila Verde e até de locais mais distantes (Jardim Japão, por exemplo).
Assim que possível, vou disponibilizar as poucas imagens que fiz no Youtube.

Abraços a todos e vamos marcar mais passeios????????

Mário.
Purita disse…
Tive uma semana muito cansativa e por isso faltei ao passeio ( falta de condições fisicas mesmo )

Mas quando li sobre os jagunços fiquei pasma !!!

Marilia agora entendo sua urgencia e luta
reginatcoh disse…
Bom dia!
Como sempre, Mario, seu relato rico em detalhes me fez visualizar o passeio. Que pena não ter participado... espero que não faltem outras oportunidades!

Por favor, mande uma beijoca à menina Carolina, que tão bem representa este pedaço de paraíso que ainda resta aqui em Cotia.

Não havia ninguém da imprensa local no passeio, não é? que judiação, acho que estavam todos no kartódromo (oras, um super-mega evento !!??? - há deslumbramento para tudo), assim como o efetivo do trânsito, conforme me foi passado pela Guarda Municipal : -Dona, estão todos no kartódromo, ajudando em um evento particular; nem nós conseguimos acionar o pessoal do trânsito. ( o centro da Granja estava intransitável na 6a. feira e no sábado: terra de ninguém ou de alguns oportunistas e mal educados que estacionam em qualquer lugar e não se preocupam se haverá espaço para que outros carros passem nas ruas; o próprio carro da Guarda, que escoltava uma máquina da Prefeitura, não conseguia passar na Cherubina Viana).

Talvez, em um próximo evento como este o MDGV deva se fazer presente: a mídia local e nossos governantes não teriam como fazer vistas grossas...

Abraços,
Regina :)

Postagens mais visitadas deste blog

ALPHAVILLE GRANJA VIANA CONTINUA A FAZER O QUE NÁO DEVE

Desmatamento na Granja Viana

CONSTRANGEDORA REUNIÃO COM O SECRETÁRIO DO MEIO-AMBIENTE