BOAS NOTÍCIAS QUE ALPHAHORROR ESCONDE
O AlphaHorror entrou com recurso no TJ, embargo de declarações, com sete solicitações, visando dar continuidade ao projeto e as obras.O recurso foi julgado quinta de manhã no TJ e por unanimidade (três votos) foi mantida nossa liminar de embargo. Foi autorizado apenas um quesito: a realização de obras para contenção de erosão, para evitar deslisamentos e danos ao meio ambiente: "dar continuidade às obras de terraplanagem e drenagem para se evitar que eventual dano ao meio ambiente venha a ocorrer em vista do período de chuvas que se assiste no momento", conforme diz o texto.
Portanto para que cumpramos nosso correto e cívico dever de fiscalização diante desse empreendimento predatório vamos lembrar que eles estão autorizados a trabalhar no terreno para que NÃO OCORRA MAIOR DANO AO MEIO AMBIENTE !
Nós do MGDV supomos que isso implique em terraplanagem, mas apenas para evitar que a terra amontoada ao lado da São Camilo sobre a pista e para evitar que ocorra o assoreamento das áreas de preservação permanente, nem danos aos vizinhos como eles já fartamente provocaram.
Devemos estar mais vigilantes do que nunca, fotografando toda a movimentação, para que não venham usar o pretexto de conter erosão para a continuidade do projeto.
Ou seja ; as obras do ALPHAHORROR estão paralisadas!!!!!! O que ali estiver ocorrendo na semana entrante tem a ver com o cumprimento da liminar. As obras estão paradas mas haverá movimentação no terreno com máquinas e isso deverá se dar a partir da publicação do acordum, talvez na terça-feira.
Os "executivos" do ALPHAHORROR continuam minimizando o fato e há versões que contam que alguns deles inclusive teriam declarado que pararam as obras por livre e espontânea vontade. Risível. O assunto reverbera na Secretaria Estadual do Meio Ambiente e na mídia fora da Granja Viana. Isso prova que a mobilização tem que continuar e não podemos arrefecer agora. Temos que provar a todos aqueles que chegam aqui na região com péssimas intenções ambientais que exigimos respeito à cidadania , ética, educação e civilidade. Não pode continuar havendo na Granja Viana a supremacia do "vale tudo" !
Comentários
Você não crê que deverá haver um projeto ou estudo para esta nova fase de trabalho da maldita alphahorror? em caso afirmativo, creio que seria interessante solicitar cópia para que a comunidade saiba o que deverá (ou não) ser feito.
Parabéns por mais esta VITÓRIA!!!!
Abraços,
Regina :)
Precisamos urgente ampliar o nosso olhar para outros pontos da GV que, embora isoladamente não representam um impacto tão avassalador, no seu conjunto adquirem uma grande importância, porque vai minando pouco a pouco, dia a dia o que resta das nossas minas d'água, dos nossos banhados, das nossas poucas vegetações que existem para proteger os nossos cursos d'água....
Vamos expandir esse movimento, colocar num mastro bem alto, para que todos possam enxergar, a bandeira da defesa da vida de agora e a futura.
é bom, nós merecemos e queremos.
Para o mercado imobiliário, GRANJA VIANA é um produto a ser vendido com o mote do MARKETING ECOLÓGICO.
Para nós, os participantes do Movimento em Defesa da Granja Viana, é viver com qualidade de vida num ambiente saudável e seguro com integração entre homem e o meio ambiente e para isto defendemos e cobramos das autoridades planejamento urbano e preservação ambiental e queremos ver assegurada a manutenção dos corredores ecológicos da Região Metropolitana Oeste.
O que o MOVIMENTO EM DEFESA DA GRANJA VIANA e o MOVIMENTO EM DEFESA DA GRANJA CAROLINA têm em comum; e qual é relação com outros lugares?
O Movimento não é contra a empresa Alphaville, mas contra o desmatamento. É a favor às leis ambientais e de zoneamento e pede o respeito ao cinturão verde que ainda circunda São Paulo e principalmente, cobra um planejamento ambiental estratégico ecologicamente coerente.
Lembrando que, eufóricos apoios de prefeitos aos empreendimentos imobiliários, normalmente têm contribuído para agravar os já conhecidos problemas, como: Ruas sem calçadas, falta de tratamento de esgoto, falta de hospitais, falta de escolas, falta de policiamento e falta de projetos e programas de preservação cultural e ambiental, saturação do trânsito etc.
.
É importante ressaltar que algumas prefeituras demonstram total falta de compromisso com a qualidade de vida dos que ali já vivem. Para os moradores e para aqueles que estão sendo atraídos a viverem em áreas que sofrem com a especulação imobiliária, que aqui na Região é genericamente chamado de “Granja Viana”, devem se acautelar com as ilusões disseminadas pela propaganda imobiliária.
Na hora de vender, enaltecem e dissimulam o desenfreado desrespeito às leis, facilitando a destruição do patrimônio cultural, ambiental e paisagístico, fazendo a felicidade dos empreiteiros e a infelicidade cotidiana de todos.
Na Região Metropolitana de São Paulo repetem a famigerada urbanização da periferia paulistana e de outras cidades, desenhadas pela ganância imobiliária e ausência do ESTADO.
Mas, as coisas não são assim mesmo, muitos podem estar se perguntando?
Não precisa ser e não deve ser, se os atuais moradores e futuros compradores de lotes e residências, apesar de testemunharem o avanço da destruição, não esperarem para agir.
A espera da adesão da maioria ou, na solução espontânea dos problemas pelos ineficientes administradores locais alimentam fantasia.
Ao abdicar do exercício de cidadania, dispensam o raciocínio crítico, deixando espaço para que sem nenhum constrangimento o mercado concilie o inconciliável, na Neverland (Terra do Nunca).
Talvez por forças históricas, o imaginário coletivo, espera um salvador da pátria vivido no mito da volta do Rei D. Sebastião desaparecido na batalha de Alcácer Quibir (1578).
Na falta do rei o mercado assume e faz promessas messiânicas nos seus folhetos de propaganda que de forma velada e subliminar promete redimir os problemas dos municípios.
Enquanto muitos acreditam nos panfletos de propaganda das construtoras a paisagem local vai se: impregnando de poluição atmosférica, visual e sonora;
agravando o problema de erosão de encostas e ruas; aumentando o lixo na beira das rodovias, ruas e vielas; saturando seus córregos de esgoto; assoreando as nascentes; atropelando e expulsando os animais silvestres; desrespeitando o futuro do planeta para as futuras gerações.
Mais uma vez, com grande propriedade e conteúdo, temos o prazer de ler um comentário da Granja Carolina.
Será que não chegou o momento de ser feita uma ANTI-PROPAGANDA da Granja Viana? - faço-me entender: é mais que óbvio e ululante que não existe mais, aqui, a qualidade de vida que buscamos e tivemos há 20, 15 anos atrás. Tenho, pessoalmente, desaconselhado aqueles que pedem minha opinião a respeito de mudar-se para cá e argumentos não me faltam: Raposo no passo-a-passo às 5:45hs e às 18:00 hs todo santo dia de semana, comércio deixando a desejar (preços abusivos), falta de luz constante, falta de rede de esgoto, falta de segurança, ruas fechadas à revelia da maioria dos moradores e, por ai vai, todos estamos "carecas" de saber os contras. Vale a pena para quem aqui fincou raízes, ama e cuida de seu espaço verde, não depende tanto de SP por conta da idade, cria seus bichinhos e crê que, um dia, tudo vai melhorar...
As imobiliárias e incorporadoras têm feito uma escandalosa propaganda enganosa - os folders e panfletos mostram um lugar maravilhoso, limpo, seguro, a 15 minutos do Shopping Villa-Lobos...aonde está o CONAR?
Quanto ao trabalho às escuras do alphahorror (com minúscula mesmo, pois não pode ser respeitada uma empresa que tanto menospreza o meio-ambiente e a lei),toda atenção é pouca. Irei até lá todos os dias para fotografar o que for possível.
Tenho orgulho em fazer parte desta comunidade!
Abraços,
Regina :)
Faça filmes pequenos com o jornal do dia.Já estamos com um arquivo bom de filmes,quanto mais melhor para anexarmos aos futuros processos que virão.
Nós que somos éticos,honestos e trabalhamos na legalidade, devemos mostrar este caminho para nossos filhos,valores que provavelmente os responsaveis pelo ALPHAHORROR tiveram e perderam no curso da vida,uma pena para seus filhos,netos e principalmente o planeta no geral.
Um Abraço,
Alvaro
É isso aí, temos que contar com todo apoio necessário.